sábado, 17 de setembro de 2011

AVIBRAS AV VBL - Um malaio verde e amarelo

AVIBRAS AV VBL - Um malaio verde e amarelo

ORIGEM Por Anderson Barros
A família de veículos AV-VBL foi desenvolvida para atender à necessidade do exército da Malásia para uma viatura capaz de operar em conjunto com os sistemas Astros II. O contrato de fornecimento de sistemas Astros II que a Malásia assinou em 2000, no valor de duzentos e cinqüenta milhões de dólares com a Avibras Aeroespacial especificava que os veículos de suporte e C4I (Command, Control Communications and Intelligence) fossem baseados no chassi do Mercedes Benz Unimog U2150L, no lugar dos caminhões fora de estrada Tectran modelo VBT-2028 que utiliza o chassi do Mercedes Benz 2028-A 6x6.
Essa especificação resultou no desenvolvimento pela empresa brasileira Avibras do AV-VBL (Avibras Viatura Blindada Leve), para o Exercito da Malásia. Foram projetadas as versões AV-VCC (Viatura de Comando e Controle – Batalhão), AV-PCC (Viatura Posto de Comando e Controle – Bateria) AV- o AV-UCF (veículo de controle de tiro eletrônico) e AV-MET (Viatura Posto Meteorológico). Esses modelos variam na configuração interna, número de tripulantes e equipamentos instalados. Além dessas missões, a viatura pode ser empregada para reconhecimento, transporte de pessoal, ambulância, transporte de radar de vigilância, etc. O exército da Malásia exigiu contratualmente que a viatura fosse homologada pelo Exército Brasileiro, sendo o AV-VBL submetidos a testes de avaliação no Campo de Provas da Marambaia, pelo Centro Tecnológico do Exército (avaliação técnica) e pelo Centro de Avaliações do Exército (avaliação operacional).


Acima: O VBL original, com chassis Unimog, adquiridos pelas forças armadas malaias tinha um desenho que lembrava um carro forte anabolizado.



O CHASSIS ALEMÃO
O AV-VBL é construído sobre o Chassi do Mercedes Benz Unimog U2150L, idênticos aos usados pelo Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. O Chassi foi alongado e sobre o mesmo foi construído uma estrutura monobloco em chapa de aço blindado. O compartimento de motor (Power Pack) fica alojado na dianteira do veiculo separados do compartimento da tripulação através de uma parede corta fogo e estrutural, com isolamento térmico/acústico. É interessante notar que o volante é do lado direito, já que se trata de um veículo destinado à Malásia. Obviamente, quaisquer exemplares eventualmente adquiridos pelo EB teriam a configuração normal.
O Exército da Malásia já é usuário do sistema ASTROS II desde 2002, quando receberam 18 exemplares do sistema ASTROS II juntos com os veículos AV-VBL de suporte e C4I (Command, Control Communications and Intelligence) que atualmente formam o Regimento Real de Artilharia (‘Rejimen Artileri DiRaja’ ). Em 2006 o Exercito da Malásia assinou um novo contato com a Avibras para o Fornecimento de mais 18 unidades do sistema ASTROS II. Porem para a surpresa da Avibras o governo da Alemanha proibiu a venda do Chassi dos veículos Mercedes Benz Unimog e dos caminhões Mercedes Benz 2028-A 6x6. A venda do chassi do Unimog foi proibida devido a Avibras estar desenvolvendo o veiculo blindado AV-VB4 RE Guará (concorrente direto do Dingo 2 Alemão). O que por muito pouco não causou a perda do contrato de exportação. Com a proibição do governo alemão levou a Avibras a procurar um novo parceiro no mercado internacional à empresa TATRA Veículos da Republica Tcheca.


Acima: O VBL tem capacidade de transpor até 1,2 m de profundidade em rios.



A EVOLUÇÃO MODULAR
Os novos veículos AV-VBL produzidos pela Avibras para o sistema Astros II e futuramente Astros 2020 utilizam os novos Chassis Tatra T-815-7 (versão 4x4) que possuem design modular permitindo que o sistema seja adaptável a qualquer necessidade. O sistema é composto por semi-eixos independentes, que possuem sistema de suspensão independente que permite aos veículos superar diversos obstáculos em velocidades mais elevadas do que veículos convencionais. O sistema central é tubular se estendendo ao longo de todo o veículo, cobrindo todas as partes do sistema de transmissão (a espinha dorsal do chassi é composta por um tubo rígido que elimina qualquer torção ou flexão). Os semi-eixos possuem suspensão independente, oscilando para cima e para baixo em torno da linha central, enquanto permite a cada semi-eixo o acompanhamento independente do terreno, permitindo assim o veículo percorrer o terreno seguindo a sua topografia. Todo o sistema é controlado por sistemas eletrônicos e utiliza o que há de mais moderno em sistema de suspensão e transmissão para veículos militares tornando-o um sistema bastante resistente e confiável.


Acima: O chassis Tatra foi escolhido para as novas viaturas VBL depois dos alemães embargarem a exportação do VBL com o chassi alemão Unimog.



PROTEÇÃO
O AV-VBL possui uma proteção balística efetiva e cada cliente escolhe o tipo de blindagem de acordo com suas necessidades a blindagem pode variar de projéteis de armas leves, como o 7,62X51 mm, até munição calibre 14,5 mm. Essa estrutura e fabricada pela Tectran engenharia, uma empresa subsidiaria do grupo Avibras. O assoalho é construído com proteção antiminas com revestimento interno anti-estilhaçamento. Um sistema de alerta de iluminação laser pode ser montado também, informando a tripulação de que o veiculo está sendo iluminado.


PROPULSÃO
Os primeiros AV-VBL construídos no chassi do Mercedes Benz Unimog é propulsado por um motor Mercedes Benz OM 366LA alimentado a diesel, e que produz 211 cv de força. A velocidade máxima é de 102 km/h em estrada. A autonomia é muito boa, chegando a 600 km. Os AV-VBL equipados com o chassi Tatra 4x4 são propulsados por um motor TATRA T3C-928-A0, EURO 3 alimentado a diesel que produz 321 cv de potencia. A velocidade máxima foi aumentada para 110 km/h e a autonomia caiu para 500 km. O AV-VBL possui capacidade de transpor cursos d’água com profundidades de até 1,2 m. Os freios são do tipo ABS e cada roda conta com um sistema central de calibragem dos pneus (CTIS).

ARMAMENTO
Inicialmente o AV-VBL foi desenvolvido para servir como veículo de suporte e C4I (Command, Control Communications and Intelligence), porém a viatura pode ser empregada em missões de reconhecimento e transporte de pessoal. Para atender essas missões o AV-VBL pode ser armado com metralhadoras calibre 7,62X51 mm e metralhadoras .50 (12,7 mm), de diversos modelos; lançadores de granadas calibre 40 mm; também pode ser armado com um lançador para mísseis BGM-71 TOW. O veículo possui, ainda, um sistema de navegação de satélites GPS e de uma unidade de navegação inercial.


Acima: O míssil antitanque BGM-71 TOW pode ser instalado no VBL aumentando substancialmente a sua capacidade de participar do combate.


O FUTURO
A Avibras desenvolveu um novo sistema de lançamento de foguetes que é uma evolução do Astros II e se chama Astros 2020 e passa a incorporar novos sistemas eletrônicos como painel digital, sistemas de comunicação criptografado via satélite. O armamento passa a incorporar foguetes guiados por GPS com maior alcance e poder de fogo e o míssil de cruzeiro de alta precisão AV-TM com alcance de 300 quilômetros. Apenas os veículos AV-LMU – (Veículo lançador), AV-VBA (manutenção) e o AV-RMD (veículo de remuniciamento) devem ser desenvolvidos sobre o chassi Tatra T-815-7 6x6. Já os veículos de suporte e C4I (Command, Control Communications and Intelligence), AV-VCC (veículo de controle de tiro), o AV-UCF (veículo de controle de tiro eletrônico) AV-CBO (Unidade de pesquisa, adaptada para utilização do sistema Astros contra unidades navais.) e o veículo AV-MET (estação meteorológica) deverão ser baseados nos blindados AV-VBL no qual a Avibras espera que se torne o veiculo base para dar suporte as novas baterias Astros II e Astros 2020. Porém a Avibras não descarta o uso dos veículos com tração 6x6 e 8x8 de acordo com as necessidades do Cliente.



Acima: O VBL pode ser transportado com facilidade por um avião C-130 Hércules, aumentando sua mobilidade.


FICHA TÉCNICA (AV-VCC Unimog)
Velocidade máxima: 102 Km/h.
Alcance Maximo: 600 Km.
Motor: Mercedes Benz OM 366LA, a diesel com intercooler que gera 177 cv de potencia.
Peso: 11,600 kg.
Tripulação: 8
Inclinação frontal: 60º.
Inclinação transvesal: 30º.
Obstáculo vertical: 0,50 m.
Passagem de vau: 1,2 m
Armamento: Uma metralhadora MAG 7,62mm ou 12,7mm (.50).


Fontes: Avibras Aeroespacial S.A, site Defesanet , site www.army-guide.com, site www. tatratrucks.com.

2 comentários:

  1. essa letra verde flourescente facilita muito na hora de ler.

    esperamos(pra variar) que o governo compre logo o astros 2020.

    detalhe,a avibras precisa ser comprada por alguma grande empresa(nacional,obvio) que tenha forca para fazer lobby politico.

    ResponderExcluir
  2. amigo acho que vc gostaria de ver nosso blog principal http://super-download-jogos.blogspot.com/ obrigado. abraços

    ResponderExcluir