AVIBRAS AV VBL - Um malaio verde e amarelo
ORIGEM Por Anderson Barros
A família de veículos AV-VBL foi desenvolvida para atender à necessidade do exército da Malásia para uma viatura capaz de operar em conjunto com os sistemas Astros II. O contrato de fornecimento de sistemas Astros II que a Malásia assinou em 2000, no valor de duzentos e cinqüenta milhões de dólares com a Avibras Aeroespacial especificava que os veículos de suporte e C4I (Command, Control Communications and Intelligence) fossem baseados no chassi do Mercedes Benz Unimog U2150L, no lugar dos caminhões fora de estrada Tectran modelo VBT-2028 que utiliza o chassi do Mercedes Benz 2028-A 6x6.
Essa especificação resultou no desenvolvimento pela empresa brasileira Avibras do AV-VBL (Avibras Viatura Blindada Leve), para o Exercito da Malásia. Foram projetadas as versões AV-VCC (Viatura de Comando e Controle – Batalhão), AV-PCC (Viatura Posto de Comando e Controle – Bateria) AV- o AV-UCF (veículo de controle de tiro eletrônico) e AV-MET (Viatura Posto Meteorológico). Esses modelos variam na configuração interna, número de tripulantes e equipamentos instalados. Além dessas missões, a viatura pode ser empregada para reconhecimento, transporte de pessoal, ambulância, transporte de radar de vigilância, etc. O exército da Malásia exigiu contratualmente que a viatura fosse homologada pelo Exército Brasileiro, sendo o AV-VBL submetidos a testes de avaliação no Campo de Provas da Marambaia, pelo Centro Tecnológico do Exército (avaliação técnica) e pelo Centro de Avaliações do Exército (avaliação operacional).
Acima: O VBL original, com chassis Unimog, adquiridos pelas forças armadas malaias tinha um desenho que lembrava um carro forte anabolizado.
O CHASSIS ALEMÃO
O AV-VBL é construído sobre o Chassi do Mercedes Benz Unimog U2150L, idênticos aos usados pelo Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. O Chassi foi alongado e sobre o mesmo foi construído uma estrutura monobloco em chapa de aço blindado. O compartimento de motor (Power Pack) fica alojado na dianteira do veiculo separados do compartimento da tripulação através de uma parede corta fogo e estrutural, com isolamento térmico/acústico. É interessante notar que o volante é do lado direito, já que se trata de um veículo destinado à Malásia. Obviamente, quaisquer exemplares eventualmente adquiridos pelo EB teriam a configuração normal.
O Exército da Malásia já é usuário do sistema ASTROS II desde 2002, quando receberam 18 exemplares do sistema ASTROS II juntos com os veículos AV-VBL de suporte e C4I (Command, Control Communications and Intelligence) que atualmente formam o Regimento Real de Artilharia (‘Rejimen Artileri DiRaja’ ). Em 2006 o Exercito da Malásia assinou um novo contato com a Avibras para o Fornecimento de mais 18 unidades do sistema ASTROS II. Porem para a surpresa da Avibras o governo da Alemanha proibiu a venda do Chassi dos veículos Mercedes Benz Unimog e dos caminhões Mercedes Benz 2028-A 6x6. A venda do chassi do Unimog foi proibida devido a Avibras estar desenvolvendo o veiculo blindado AV-VB4 RE Guará (concorrente direto do Dingo 2 Alemão). O que por muito pouco não causou a perda do contrato de exportação. Com a proibição do governo alemão levou a Avibras a procurar um novo parceiro no mercado internacional à empresa TATRA Veículos da Republica Tcheca.
Acima: O VBL tem capacidade de transpor até 1,2 m de profundidade em rios.
A EVOLUÇÃO MODULAR
Os novos veículos AV-VBL produzidos pela Avibras para o sistema Astros II e futuramente Astros 2020 utilizam os novos Chassis Tatra T-815-7 (versão 4x4) que possuem design modular permitindo que o sistema seja adaptável a qualquer necessidade. O sistema é composto por semi-eixos independentes, que possuem sistema de suspensão independente que permite aos veículos superar diversos obstáculos em velocidades mais elevadas do que veículos convencionais. O sistema central é tubular se estendendo ao longo de todo o veículo, cobrindo todas as partes do sistema de transmissão (a espinha dorsal do chassi é composta por um tubo rígido que elimina qualquer torção ou flexão). Os semi-eixos possuem suspensão independente, oscilando para cima e para baixo em torno da linha central, enquanto permite a cada semi-eixo o acompanhamento independente do terreno, permitindo assim o veículo percorrer o terreno seguindo a sua topografia. Todo o sistema é controlado por sistemas eletrônicos e utiliza o que há de mais moderno em sistema de suspensão e transmissão para veículos militares tornando-o um sistema bastante resistente e confiável.
Acima: O chassis Tatra foi escolhido para as novas viaturas VBL depois dos alemães embargarem a exportação do VBL com o chassi alemão Unimog.
PROTEÇÃO
O AV-VBL possui uma proteção balística efetiva e cada cliente escolhe o tipo de blindagem de acordo com suas necessidades a blindagem pode variar de projéteis de armas leves, como o 7,62X51 mm, até munição calibre 14,5 mm. Essa estrutura e fabricada pela Tectran engenharia, uma empresa subsidiaria do grupo Avibras. O assoalho é construído com proteção antiminas com revestimento interno anti-estilhaçamento. Um sistema de alerta de iluminação laser pode ser montado também, informando a tripulação de que o veiculo está sendo iluminado.
PROPULSÃO
Os primeiros AV-VBL construídos no chassi do Mercedes Benz Unimog é propulsado por um motor Mercedes Benz OM 366LA alimentado a diesel, e que produz 211 cv de força. A velocidade máxima é de 102 km/h em estrada. A autonomia é muito boa, chegando a 600 km. Os AV-VBL equipados com o chassi Tatra 4x4 são propulsados por um motor TATRA T3C-928-A0, EURO 3 alimentado a diesel que produz 321 cv de potencia. A velocidade máxima foi aumentada para 110 km/h e a autonomia caiu para 500 km. O AV-VBL possui capacidade de transpor cursos d’água com profundidades de até 1,2 m. Os freios são do tipo ABS e cada roda conta com um sistema central de calibragem dos pneus (CTIS).
ARMAMENTO
Inicialmente o AV-VBL foi desenvolvido para servir como veículo de suporte e C4I (Command, Control Communications and Intelligence), porém a viatura pode ser empregada em missões de reconhecimento e transporte de pessoal. Para atender essas missões o AV-VBL pode ser armado com metralhadoras calibre 7,62X51 mm e metralhadoras .50 (12,7 mm), de diversos modelos; lançadores de granadas calibre 40 mm; também pode ser armado com um lançador para mísseis BGM-71 TOW. O veículo possui, ainda, um sistema de navegação de satélites GPS e de uma unidade de navegação inercial.
Acima: O míssil antitanque BGM-71 TOW pode ser instalado no VBL aumentando substancialmente a sua capacidade de participar do combate.
O FUTURO
A Avibras desenvolveu um novo sistema de lançamento de foguetes que é uma evolução do Astros II e se chama Astros 2020 e passa a incorporar novos sistemas eletrônicos como painel digital, sistemas de comunicação criptografado via satélite. O armamento passa a incorporar foguetes guiados por GPS com maior alcance e poder de fogo e o míssil de cruzeiro de alta precisão AV-TM com alcance de 300 quilômetros. Apenas os veículos AV-LMU – (Veículo lançador), AV-VBA (manutenção) e o AV-RMD (veículo de remuniciamento) devem ser desenvolvidos sobre o chassi Tatra T-815-7 6x6. Já os veículos de suporte e C4I (Command, Control Communications and Intelligence), AV-VCC (veículo de controle de tiro), o AV-UCF (veículo de controle de tiro eletrônico) AV-CBO (Unidade de pesquisa, adaptada para utilização do sistema Astros contra unidades navais.) e o veículo AV-MET (estação meteorológica) deverão ser baseados nos blindados AV-VBL no qual a Avibras espera que se torne o veiculo base para dar suporte as novas baterias Astros II e Astros 2020. Porém a Avibras não descarta o uso dos veículos com tração 6x6 e 8x8 de acordo com as necessidades do Cliente.

Acima: O VBL pode ser transportado com facilidade por um avião C-130 Hércules, aumentando sua mobilidade.
FICHA TÉCNICA (AV-VCC Unimog)
Velocidade máxima: 102 Km/h.
Alcance Maximo: 600 Km.
Motor: Mercedes Benz OM 366LA, a diesel com intercooler que gera 177 cv de potencia.
Peso: 11,600 kg.
Tripulação: 8
Inclinação frontal: 60º.
Inclinação transvesal: 30º.
Obstáculo vertical: 0,50 m.
Passagem de vau: 1,2 m
Armamento: Uma metralhadora MAG 7,62mm ou 12,7mm (.50).
Fontes: Avibras Aeroespacial S.A, site Defesanet , site www.army-guide.com, site www. tatratrucks.com.
ORIGEM Por Anderson Barros
A família de veículos AV-VBL foi desenvolvida para atender à necessidade do exército da Malásia para uma viatura capaz de operar em conjunto com os sistemas Astros II. O contrato de fornecimento de sistemas Astros II que a Malásia assinou em 2000, no valor de duzentos e cinqüenta milhões de dólares com a Avibras Aeroespacial especificava que os veículos de suporte e C4I (Command, Control Communications and Intelligence) fossem baseados no chassi do Mercedes Benz Unimog U2150L, no lugar dos caminhões fora de estrada Tectran modelo VBT-2028 que utiliza o chassi do Mercedes Benz 2028-A 6x6.

Acima: O VBL original, com chassis Unimog, adquiridos pelas forças armadas malaias tinha um desenho que lembrava um carro forte anabolizado.
O CHASSIS ALEMÃO

O Exército da Malásia já é usuário do sistema ASTROS II desde 2002, quando receberam 18 exemplares do sistema ASTROS II juntos com os veículos AV-VBL de suporte e C4I (Command, Control Communications and Intelligence) que atualmente formam o Regimento Real de Artilharia (‘Rejimen Artileri DiRaja’ ). Em 2006 o Exercito da Malásia assinou um novo contato com a Avibras para o Fornecimento de mais 18 unidades do sistema ASTROS II. Porem para a surpresa da Avibras o governo da Alemanha proibiu a venda do Chassi dos veículos Mercedes Benz Unimog e dos caminhões Mercedes Benz 2028-A 6x6. A venda do chassi do Unimog foi proibida devido a Avibras estar desenvolvendo o veiculo blindado AV-VB4 RE Guará (concorrente direto do Dingo 2 Alemão). O que por muito pouco não causou a perda do contrato de exportação. Com a proibição do governo alemão levou a Avibras a procurar um novo parceiro no mercado internacional à empresa TATRA Veículos da Republica Tcheca.

A EVOLUÇÃO MODULAR
Os novos veículos AV-VBL produzidos pela Avibras para o sistema Astros II e futuramente Astros 2020 utilizam os novos Chassis Tatra T-815-7 (versão 4x4) que possuem design modular permitindo que o sistema seja adaptável a qualquer necessidade. O sistema é composto por semi-eixos independentes, que possuem sistema de suspensão independente que permite aos veículos superar diversos obstáculos em velocidades mais elevadas do que veículos convencionais. O sistema central é tubular se estendendo ao longo de todo o veículo, cobrindo todas as partes do sistema de transmissão (a espinha dorsal do chassi é composta por um tubo rígido que elimina qualquer torção ou flexão). Os semi-eixos possuem suspensão independente, oscilando para cima e para baixo em torno da linha central, enquanto permite a cada semi-eixo o acompanhamento independente do terreno, permitindo assim o veículo percorrer o terreno seguindo a sua topografia. Todo o sistema é controlado por sistemas eletrônicos e utiliza o que há de mais moderno em sistema de suspensão e transmissão para veículos militares tornando-o um sistema bastante resistente e confiável.
Acima: O chassis Tatra foi escolhido para as novas viaturas VBL depois dos alemães embargarem a exportação do VBL com o chassi alemão Unimog.
PROTEÇÃO

PROPULSÃO
Os primeiros AV-VBL construídos no chassi do Mercedes Benz Unimog é propulsado por um motor Mercedes Benz OM 366LA alimentado a diesel, e que produz 211 cv de força. A velocidade máxima é de 102 km/h em estrada. A autonomia é muito boa, chegando a 600 km. Os AV-VBL equipados com o chassi Tatra 4x4 são propulsados por um motor TATRA T3C-928-A0, EURO 3 alimentado a diesel que produz 321 cv de potencia. A velocidade máxima foi aumentada para 110 km/h e a autonomia caiu para 500 km. O AV-VBL possui capacidade de transpor cursos d’água com profundidades de até 1,2 m. Os freios são do tipo ABS e cada roda conta com um sistema central de calibragem dos pneus (CTIS).
ARMAMENTO

Acima: O míssil antitanque BGM-71 TOW pode ser instalado no VBL aumentando substancialmente a sua capacidade de participar do combate.
O FUTURO
A Avibras desenvolveu um novo sistema de lançamento de foguetes que é uma evolução do Astros II e se chama Astros 2020 e passa a incorporar novos sistemas eletrônicos como painel digital, sistemas de comunicação criptografado via satélite. O armamento passa a incorporar foguetes guiados por GPS com maior alcance e poder de fogo e o míssil de cruzeiro de alta precisão AV-TM com alcance de 300 quilômetros. Apenas os veículos AV-LMU – (Veículo lançador), AV-VBA (manutenção) e o AV-RMD (veículo de remuniciamento) devem ser desenvolvidos sobre o chassi Tatra T-815-7 6x6. Já os veículos de suporte e C4I (Command, Control Communications and Intelligence), AV-VCC (veículo de controle de tiro), o AV-UCF (veículo de controle de tiro eletrônico) AV-CBO (Unidade de pesquisa, adaptada para utilização do sistema Astros contra unidades navais.) e o veículo AV-MET (estação meteorológica) deverão ser baseados nos blindados AV-VBL no qual a Avibras espera que se torne o veiculo base para dar suporte as novas baterias Astros II e Astros 2020. Porém a Avibras não descarta o uso dos veículos com tração 6x6 e 8x8 de acordo com as necessidades do Cliente.

Acima: O VBL pode ser transportado com facilidade por um avião C-130 Hércules, aumentando sua mobilidade.
FICHA TÉCNICA (AV-VCC Unimog)
Velocidade máxima: 102 Km/h.
Alcance Maximo: 600 Km.
Motor: Mercedes Benz OM 366LA, a diesel com intercooler que gera 177 cv de potencia.
Peso: 11,600 kg.
Tripulação: 8
Inclinação frontal: 60º.
Inclinação transvesal: 30º.
Obstáculo vertical: 0,50 m.
Passagem de vau: 1,2 m
Armamento: Uma metralhadora MAG 7,62mm ou 12,7mm (.50).
Fontes: Avibras Aeroespacial S.A, site Defesanet , site www.army-guide.com, site www. tatratrucks.com.
essa letra verde flourescente facilita muito na hora de ler.
ResponderExcluiresperamos(pra variar) que o governo compre logo o astros 2020.
detalhe,a avibras precisa ser comprada por alguma grande empresa(nacional,obvio) que tenha forca para fazer lobby politico.
amigo acho que vc gostaria de ver nosso blog principal http://super-download-jogos.blogspot.com/ obrigado. abraços
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