quinta-feira, 7 de julho de 2011

F-22 Raptor

F-22 Raptor, é uma aeronave fabricada nos Estados Unidos da América, um caça-bombardeiro de supremacia aérea, um avião stealthsupercruisingequipado com SIGINT. Ele é considerado o caça mais eficiente já fabricado, não sendo superado por nenhum outro existente.
armarmento
Equipado com uma metralhadora M61A2 20mm e com dois mísseis AIM-9 como arma secundária. O F-22, pode ter armas principais configuradas de dois diferentes modos, adaptado para combate ar-ar, ele pode utilizar seis AIM-120 AMRAAMs, ou ainda, em uma caçada ar-terra, duas bombas de 1000-libras GBU-32 JDAMs e dois mísseis AIM-120. Ele é bem sucedido em ambas configurações.
Datas
Proposta
Outubro de 1985 a Força Aérea dos E.U.A. propõem o Advanced Tactical Fighter.
Decisão
23 de abril de 1991, Força Aérea dos E.U.A. escolhe o F-22 como o próximo avião de superioridade aérea.
Início
8 de dezembro de 1993, Boeing fabrica a primeira parte do primeiro raptor.
Primeiro vôo
7 de Setembro de 1997, da Dobbins Air Reserve Base o chefe dos pilotos de teste Paul Metz , inicia o vôo inaugural, atinge aproximados 4572 m de altitude em 3 minutos .

Histórico

 
O YF-22, o projeto da Lockheed
Origem
Em 1981, a Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), desenvolveu uma exigência de um novo caça de superioridade aérea, o Advanced Tactical Fighter (ATF), para substituir o F-15 Eagle. ATF foi um programa de demonstração e validação realizadas pela USAF para desenvolver a próxima geração de caças de superioridade aérea para combater as ameaças emergentes em todo o mundo, incluindo o desenvolvimento e proliferação da era soviética, com Sukhoi Su-27. Era previsto que a ATF iria incorporar tecnologias emergentes, incluindo ligas avançadas e materiais compostos avançados, e sistema fly-by-wire para controlo de voo, sistemas de propulsão de energia e tecnologia de invisibilidade, stealth.
A solicitação foi lançada em julho de 1986, e duas equipes do contratante, a Lockheed / Boeing / General Dynamics e Northrop / McDonnell Douglas foram selecionados em outubro de 1986 para realizar uma demonstração dentro de 50 meses, culminando no teste de vôo de dois protótipos, o YF-22 e o YF-23, respectivamente.
Durante o processo de desenvolvimento na década de 1980, o crescimento esperado do ATF o peso de decolagem e crescente custo expulsou muitos recursos. IRST foi rebaixado de multi-cor a cor única, em seguida, eliminado (embora o sistema infravermelho/ultravioleta de alerta de mísseis funcionaria como um sistema IRST em uma atualização de software futuro),a exigência de assento ejetável foi rebaixada de modo a não ser capaz de cobrir o "envelope de vôo" (termo para uma série de fatores que podem interferir no vôo) por completo, que viria a resultar em uma fatalidade durante os testes de vôo.[7]
Em 23 de abril de 1991, a Força Aérea dos E.U.A. encerrou o projeto e a concorrência vôo de teste com o anúncio da Lockheed YF-22 como o vencedor.[8]
Iniciando a produção
 
O primeiro F-22 operacional sendo pintado na Lockheed Martin, Georgia
O YF-22 foi modificado para a produção de F-22. As diferenças entre o YF-22 e F-22 incluem a relocalização do cockpit, as mudanças estruturais, e muitas outras pequenas alterações  .
A produção de F-22 modelo foi apresentado em 9 de abril de 1997, na Lockheed Geórgia Co., Marietta, na Geórgia. Ele voou pela primeira vez em 7 de setembro de 1997.
A primeira produção de F-22 foi entregue à Base Aérea de Nellis, em Nevada, em 14 de janeiro de 2003 e "Dedicated Initial Operational Test and Evaluation" começou em 27 de Outubro de 2003. Em 2004, 51 Raptors haviam sido entregues.
Em 2006, a equipe do Raptor de desenvolvimento, composto por Lockheed Martin e mais de 1.000 outras empresas, além da Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), ganhou o Troféu Collier, prêmio de maior prestígio da aviação dos E.U.A.
Em 2006, a USAF pretendia adquirir 381 F-22s para ser dividido entre os sete esquadrões de combate ativo e três caças integrar-se-iam ao esquadrões de caça da Air Force Reserve Command and Air National Guard .
Contratos
Originalmente a ideia e de que a USAF comprasse 750 aeronaves, mas com os altos custos, o pentágono mudou o plano para apenas 183 unidades.[10]
Em 31 de julho de 2007, a Lockheed Martin recebeu um contrato de vários anos para 60 F-22 no valor total de 7,3 bilhões de dólares.[11][12]

Características

 
 
 
Demonstração de voo do F-22
O F-22 Raptor é um caça de quinta geração. Seu motor dual com capacidade de pós-combustão o Pratt & Whitney F119-PW-100 turbofan. Sua pressão máxima é cerca de 35.000 lbf (156 kN) por motor. A velocidade máxima, sem armas externas, é estimada em Mach 1,82 em modo supercruise, como demonstrado pelo general John P. Jumper, o ex-Chief of Staff da Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF), quando sua Raptor ultrapassado Mach 1,7, sem pós-combustão, em 13 de janeiro de 2005. Com pós-combustão, de acordo a Lockheed Martin, ele pode ter velocidade superior a Mach 2,0 (1.317 km / h, 2,120 kmh) e o Raptor ainda pode exceder os limites de velocidade, principalmente em baixas altitudes.
O F-22 tem oito tanques de combustível internos que perfazem a capacidade de 8200 kg. Com esse volume de combustível, o F-22 tem um alcance de travessia de 3219 km, ou um raio de combate de 759 km. Essa capacidade é consideravelmente maior que a do seu antecessor F-15 Eagle que precisa de tanques de combustível externos para conseguir igualar esse desempenho. O F-22 pode, ainda, ter ampliado esses números com a instalação de até quatro tanques de combustível externos nos cabides sob as asas, porém com sacrifício da sua capacidade invisível.
A suíte eletrônica instalada no F-22 representa o estado da arte em sistemas e sensores na industria dos Estados Unidos. Seu radar é o Nothrop Grumman AN/ APG-77 do tipo AESA (Active Electronically Scanned Array) ou varredura eletrônica ativa. Nesse radar existem 1500 pequenos dispositivos, como células, chamados módulos de transmissão e recepção (TRM) que emitem feixes de radar em diversas direções, simultaneamente, e recebem os reflexos dessas emissões, permitindo uma varredura de 120 º isenta de intervalos como ocorre com os radares de varredura mecânica que emitem apenas um feixe de sua antena que fica se movendo para poder fazer o rastreio de toda a área frontal do caça. Assim a precisão da localização do alvo é muito maior, e ainda, de quebra, há uma maior capacidade de rastrear alvos com pequena assinatura de radar.
A cabine da super máquina:
A Cabine do F-22 Raptor é um dos lugares mais desejados do mundo para um piloto de combate, seja ele de onde for. Lá o piloto fica sentado sobre um moderno e eficiente assento ejetavel Aces II do tipo zero zero (O piloto pode ejetar com a aeronave em altitude zero e velocidade zero) fabricado pela Mc Donnell Douglas. Este assento pode ser ejetado da cabine do F-22 a uma velocidade máxima de 1111 km/h. O painel de controle foi desenvolvido para ser de fácil operação e tendo como base quatro grandes displays LCD coloridos multifuncionais e mais 2 mostradores menores.

Custos

159.9 milhões de dólares, esse é o custo por unidade, de um Raptor. O preço de venda estimado pelo Government Accountability Office dos E.U.A é de 361 milhões de dólares, estando embutindo o preço dos custos com a pesquisa. O custo do projeto chega a 62 bilhões de dólares.

 

Possíveis planos para substitui-lo

Durante os últimos anos, tornou-se comum afirmar que o F-22 seria o último caça tripulado dos Estados Unidos. Esta visão mais ou menos futuristica, baseia-se no desenvolvimento de redes neurais e de sistemas informáticos ligados por ligações encriptadas de alta velocidade. Esse tipo de aproximação, já não é apenas ficção, e passou desde o inicio da década a ser tão real, quanto as bombas e mísseis que os aviões não tripulados disparam sobre os insurgentes no Afeganistão, tripulados por pilotos que estão nos Estados Unidos a milhares de quilómetros de distância.
Mas aparentemente, a ideia do futuro avião não tripulado, poderá não ter convencido definitivamente os responsáveis da Força Aérea dos Estados Unidos, pois a força, iniciou um programa de prospecção e análise, para definir a configuração do seu próximo caça de superioridade aérea, que deverá entrar ao serviço dentro de 20 anos, em 2030.
O novo super-caça, deverá ser equipado com sistemas de radar passivos, contará com capacidade de defesa automática e acima de tudo, deverá incluir armas de energia dirigida, possuindo ainda capacidade para efectuar ciber-ataques.
O futuro caça norte-americano, deverá por isso estar equipado com sistemas capazes de disparar raios Laser, que já estão em estudo para utilização pelo exército. Tais sistemas, serão muito mais pequenos que os que estão em testes para o «ABL, instalado num Boeing B-747» e poderão substituir os canhões ou mesmo os mísseis de curto alcance.
Os novos super caças deverão também ter capacidade de dirigir feixes de energia para defesa, ou seja, disparar contra mísseis que o persigam.
fonte:wikipedia

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