sexta-feira, 8 de julho de 2011

F/A-18E/F Super Hornet

Boeing F/A-18EF Super Hornet é uma aeronave supersônica de interceptação aérea e de ataque ao solo. O F/A-18E e F/A-18F são maiores e mais avançados que seu antecessor o F/A-18 Hornet. O Super Hornet entrou em serviço nos Estados Unidos em 1999, e substituíram os F-14 Tomcat em 2006 e deverão servir em conjunto com os originais Hornets F/A-18C(se mantêm operacionais mas com uma substituição gradativa pelos Super Hornets). Em 2007, a Real Força Aérea Australiana comprou 24 Super Hornets para substituição dos antigos F-111.
Desenvolvimento

Hornet 2000

O Super Hornet é maior e mais avançado que o F/A-18C/D Hornet. Nas primeiras versões, o Super Hornet era chamado pela McDonnell Douglas como Hornet 2000 no final dos dos anos 1980. O conceito do Hornet 2000 seria uma versão mais avançada do que a do F/A-18 com uma fuselagem maior, para carregar mais combustível e motores mais potentes.
O Super Hornet é o resultado da necessidade de substituir o F-14 Tomcat, cujos altos custos já tinham estado na origem da escolha do F/A-18 pela marinha norte-americana. A tentativa de adaptar o super-caça furtivo F-22 não resultou e a marinha teve necessidade de escolher rapidamente uma nova aeronave.

Substituição dos Tomcats

Para substituir o F-14 a marinha dos Estados Unidos optou pela proposta do fabricante do F-18, para uma versão de maiores dimensões e em parte redesenhada, de forma a permitir não só cumprir as missões de superioridade aérea e defesa da frota que eram cumpridas pelo F-14, mas também para servir de aeronave de ataque, substituindo o A-6 Intruder e EA-6 Prowler de guerra eletrônica.
O F/A-18E/F surgiu assim como um avião para resolver todos os problemas de obsolescência de vários modelos, que a marinha dos Estados Unidos teve que resolver num determinado momento.
Considerando as necessidades, o Super Hornet é considerado pelo fabricante um novo avião, que apenas partilha parte da estrutura comum com o F/A-18C/D. No entanto a aeronave parece continuar a ser a mesma, de tal forma que o olhar pouco treinado não consegue identificar as diferenças entre o novo Super Hornet e as versões anteriores.
Com o fim da vida útil do caça F-14 Tomcat, a marinha dos Estados Unidos decidiu adoptar o F-18E como o seu principal caça embarcado. Inicialmente previa-se a substituição do F-14 por uma versão naval do F-22 Raptor, o que foi julgado inviável. Como o projeto que levaria ao F-35 era ainda embrionário no final dos anos 1990, foi decidido escolher a proposta da McDonnell Douglas para uma versão melhorada do Hornet.
Nasceu assim o Super Hornet que fora designado como F/A-18E/F.
Especificações do F/A-18E
4 F/A-18F VFA-41 do esquadrão americano "Black Aces".
Boeing F/A-18E Super Hornet
  • Tripulação: 2
  • Comprimento: (m) 18,38
  • Envergadura: (m) 13,62
  • Altura: (m) 4,88
  • Área da Asa: (m²) 46.45
  • Motores/Empuxo: 2x F414-GE-400 (97.9 KN/cada)
  • Velocidade máxima: Mach 1.8+ (1,900 km/h)
  • Peso vazio. decol (kg): 13,900
  • Peso (config. caça). decol (kg): 21,320
  • Peso maximo. decol (kg): 29,900
  • Alcance (km): 2,346 km (sem carga externa)
  • Teto de Serviço: 15,590
  • Armamento: um canhão de 20 mm M61 Vulcan , com 578 projéteis,
    • Misseis Ar-Ar
      • 4× AIM-9 Sidewinder ou 4× AIM-132 ASRAAM ou 4× AIM-120 AMRAAM, mais
      • 2× AIM-7 Sparrow ou(adicionalmente) 2× AIM-120 AMRAAM.
    • Misseis Ar-Terra
      • AGM-65 Maverick
      • AGM-88 HARM
      • AGM-154
    • Misseis Anti-Navio
      • AGM-84 Harpoon
    • Bombas
      • JDAM
      • Mk 80
      • CBU-87 Cluster
      • CBU-89
      • CBU-97
      • Mk 20 Rockeye II
conteudo de http://pt.wikipedia.org/wiki/F/A-18E/F_Super_Hornet#Programa_FX-2

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