quinta-feira, 7 de julho de 2011

SUPER LYNX MK-21A . O veloz felino da marinha brasileira

O helicóptero Super Lynx é um dos mais velozes helicópteros do mundo. Sua velocidade máxima chega a 324 km/h. Além da configuração de sua hélice, os dois motores Rolls Royce GEM 42-1 com 1120 Hp cada respondem por este soberbo desempenho. Além de alta velocidade, o Super Lynx é extremamente manobrável e ágil. Essas qualidades são aproveitadas na versão terrestre, chamada apenas de Lynx, porém com diversas versões, sendo a versão mais moderna a AH-9A.
Sem dúvidas a aquisição destes eficientes helicópteros deu um novo nível na capacidade de combate anti-superfície e de esclarecimento marítimo a nossa marinha. A decisão em modernizar os Super Lynx demonstra a satisfação de nossa marinha com estes helicópteros que continuarão a fazer história nas mãos dos pilotos brasileiros por muito tempo ainda.
O armamento empregado pelos Super Lynx brasileiros é composto por até 4 mísseis antinavio de curto alcance MBDA Sea Skua, guiados por radar semi ativo e com um alcance limitado a 25 km. Sua pequena ogiva, com 35 kg de explosivos tipo HE, só permite atacar alvos de pequeno porte como lanchas e barcos patrulha, sendo inócuas contra um navio do porte de uma fragata. Este helicóptero pode ser armado com torpedos leves MK-46, guiados por sonar ativo/ passivo, capaz de atacar um submarino até uma profundidade máxima de 365 m a um alcance máximo de 11 km. Além destas duas armas, o Super Lynx pode lançar cargas de profundidade, que forçam o submarino a emergir e se expor.
FICHA TÉCNICA
Propulsão: 2 motores Rolls-Royce GEM-42-1 que produz1120 Hp de potência cada.
Velocidade máxima: 324 Km/h.
Velocidade de cruzeiro: 245 Km/h.
Alcance: 564 km.
Razão de subida vertical: 660 m/min.
Teto de serviço: 3600 m.
Armamento: 4 mísseis antinavio Sea Skua, 2 torpedos MK-46 ou 2 cargas de profundidade, ou 737 kg de cargas externas

Nenhum comentário:

Postar um comentário