quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mikoyan-Gurevich MiG-29

A concepção do MiG-29, tal como o Su-27 Flanker da Sukhoi, iniciou-se em 1969, quando a União Soviética se apercebeu do programa 'FX' da Força Aérea dos Estados Unidos, que iria culminar na produção do F-15 Eagle. Ainda antes do desenvolvimento deste avião, os soviéticos aperceberam-se que os novos caças iriam representar avanços significativos em termos tecnológicos, comparativamente aos caças existentes. O MiG-21 Fishbed mostrava-se até então ágil, segundo os padrões da época, embora o seu tamanho inserisse deficiências no alcance, armamento e potencial de expansão. O MiG-23 Flogger, desenvolvido para equiparar o F-4 Phantom II, era rápido e dispunha de mais espaço para equipamento e combustível, mas a manobralidade e capacidade de combate directo (dog fighting) mostrava-se deficiente. Os soviéticos careciam, assim, de um caça mais equilibrado, concentrando mais agilidade e sistemas sofisticados.
Historial de combate
Apesar das suas virtudes aparentes, o MiG-29 não foi tão bem sucedido em combate real. Voou em combate na Guerra do Golfo, sobre a Sérvia, e no conflicto Eritreia-Etiópia em 1999. Pelo menos uma dúzia foram atingidos, sem registo de victórias. Alguns técnicos consideram estes valores reveladores das deficiências do MiG-29. No ambiente hostil do Iraque e Sérvia, os EUA tomaram a iniciativa e asseguraram a sua superioridade aérea desde muito cedo, restando poucas hipóteses aos MiG-29s de responder. No entanto, algumas análises de potencial, quando comparados paralelamente, indicam que o MiG-29 poderia ser equiparado ao F-15 Eagle, entretanto, seu desempenho já foi comprovado ser inferior ao do F-16 Fighting Falcon.
Variantes
  • MiG-29K - Versão naval deste caça, adaptada especialmente para a operação a partir de porta-aviões, com asas dobráveis e trens de pouso reforçados.
Mikoyan-Gurevich MiG-29
MiG-29 1.jpg
'
Descrição
FabricanteMikoyan-Gurevich
Primeiro voo{{{primeirovoo}}}
Entrada em serviço1983
Missão 
Tripulação1
Dimensões
Comprimento17,32 m
Envergadura11,36 m
Altura4,73 m
Área (asas)38,12 m²
Peso
Tarakg
Peso totalkg
Peso bruto máximokg
Propulsão
Motores2 turbofan Klimov/Sarkisov RD-33
Força (por motor)kN
Performance
Velocidade
máxima
2450 km/h (Mach: )
Alcance bélicokm
Alcancekm
Teto
máximo
18.013 m
fonte: wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário