quinta-feira, 7 de julho de 2011

MIRAGE 2000-5 MK 2. O ultimo integrante do "mito" delta. parte 2

DESCRIÇÃO 
O Mirage 2000 foi desenvolvido em meados de 1975/ 78 para equipar a força aérea francesa em substituição a os Mirage 3 e F-1. Por isso muitos pensam de que se trata de uma velha aeronave quando se fala sobre esse excelente caça, porém , eles estão muito enganados. O Mirage 2000 foi atualizado e hoje é eficaz nesse início do novo século.
A versão de que tratamos acima é o Mirage 2000-5 MK2. Nesse caça foram mudados muitos itens de sua aviônica, e mesmo seu motor que foi trocado por um modelo atualizado do SNECMA M-53 que recebe o nome de M-53 P2 que teve seu empuxo melhorado em 1000 kg de empuxo.

Acima: Este Mirage 2000 mostra sua capacidade de manobra em uma curva e com o motor a toda potencia.
Mas a maior atração desse desenvolvimento ficou por conta da troca dos radares RDM pelos novos e muito capazes RDY, que dão ao Mirage 2000, maior alcance de detecção (130 Km) e capacidade multialvos, uma vez que com esse radar se pode plotar 24 alvos, sendo que desses, pode rastrear 8, e ainda, apontar os 4 alvos mais importantes para serem atacados simultaneamente com o avançado míssil MICA. Essa capacidade excede ao de seu mais próximo concorrente no, mercado, o F-16, que não tem essas qualidades de ataque Ar Ar.

Acima: Um dos prmeiros protótipos do Mirage 2000-5 armado com sua configuração de defesa aérea tipica. São 4 misseis MICA sob a fuselagem e 2 misseis Magic-2 nos cabides sob as asas.Os miseis Miagic 2 estão sendo substituidos pelo MICA IR, atualmente.
A manobrabilidade desse caça é considerada boa no geral, mas é bem inferior à dos novos caças, já que se trata de um avião de 3º geração, portanto, uma geração atrás dos novos caças, e 2 gerações atrás do Su-47 Berkut ou o F/A-22. O interessante a respeito da manobrabilidade do Mirage 2000-5 é que embora ele tenha um limite de 9 G para manobras, equivalendo-se a qualquer dos caças de 3º, 4º geração, ele pode, em momentos críticos, chegar a 13,5G, o que é realmente impressionante se considerarmos que super caças como o Super Flanker, suporta 10,5G. Outra consideração que vale a pena repetir entre as capacidades desse caça é a combinação que o radar RDY, mencionado antes, tem com o míssil MICA . Esse míssil tem capacidade de destruir um inimigo a 50 km, e também de atacar alvos à curta distancia, substituindo o míssil magic 2 e o míssil super 530 D. Existe a versão IR (guiada por calor) e a versão EM (guiada por radar ativo) do tipo dispare e esqueça. Esse míssil tem vetoração multidirecional no bocal de saída do motor, o que permite a ele, executar manobras muito violentas, podendo chegar a 50 G.
Acima: Um Mirage 2000 -9 (versão de Abu Dabi) mostra seu pesado armamento de 6 MICA e o Missil de cruzeiro Apache no cabide central sob a fuselagem.
Além do armamento Ar Ar, o Mirage 2000-5, pode ser armado com o poderoso míssil de cruzeiro APACHE, que equipa o Rafale também. Com essa arma, o Mirage pode atacar seus alvos em segurança pois as ameaças antiaéreas como os mísseis de médio alcance e mesmo os de longo alcance estariam fora do seu envelope de uso dado ao maior alcance do missil Apache. A variedade de ogivas que podem ser armadas nesse míssil o torna apto a atacar qualquer tipo de alvo terrestre. Para missões de ataque nuclear, o Mirage 2000-5, transporta o míssil de cruzeiro ASMP com uma ogiva nuclear de 150 Kilotons (6 vezes mais potente que a jogada em Hiroshima), com um alcance de 300km. No futuro o Mirage poderá ser equipado com o Matra SCALP, uma variante do míssil APACHE e Storm Shadow, que terá uma ogiva única de altíssimo poder explosivo, e que terá um alcance de 400 a 600km, alcance , esses, muito respeitaveis.
Acima: A razão de subida do Mirage 2000, é uma das maiores do mundo, atingindo os 16200 mts/ min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário