quinta-feira, 7 de julho de 2011

A-10 Thunderbolt II

A/OA-10 Thunderbolt II foi o primeiro avião norte-americano de combate produzido especialmente para suporte aéreo próximo de forças terrestres. Este caça tem uma excelente maneabilidade a baixas altitudes e velocidades, consituindo numa plataforma de ataque com uma óptima fiabilidade, podendo atacar alvos terrestres como edifícios, Carro de combate, infantaria ou outros veículos.
Operações
A inclusão do A-10 na frota aérea não foi bem acolhida pela Força Aérea dos Estados Unidos, que sempre apostou em bombardeiros de grande altitude e os caças de alta performance F-15 e F-16 e se mostrava determinada em delegar o apoio aéreo a helicópteros. O A-10 projectava-se, no entanto, para missões de baixa altitude, lentas, notadamente contra blindados soviéticos estacionados na Europa Oriental.
Este avião provou o seu mérito durante a Guerra do Golfo em 1991, destruindo mais de 1.000 blindados, 2.000 outros veículos militares, e 1.200 peças de artilharia. As baixas foram de apenas 5 aviões, um número bastante inferior ao estimado pelos militares.
Em 1999 o A-10 volta a ser utilizado na Guerra do Kosovo, mais tarde durante a invasão do Afeganistão em 2001 desde a base em Bagram, incluindo a operação Anaconda em Março de 2002, e a Guerra do Iraque de 2003. Nesta última apenas foram utilizados sessenta unidades, sendo destruída apenas uma, perto de do Aeroporto Interacional de Bagdad, já no final da campanha.
O A-10 está projetado para permanecer ao serviço até 2028, quando será possivelmente substituído pelo F-35. Em 2005 a frota de A-10 irá dispor de actualizações ao nível do FCM, ECM e da possibilidade de ser armado com bombas inteligentes. Porém, este avião pode permanecer ao serviço indefinidamente devido ao baixo custo e características únicas que o F-35 não poderá incluir, como a metralhadora e a baixa velocidade.
Armamento
  • GAU-8A Avenger, canhão Gatling de 7 canos de 30 mm com 1,350 cartuchos. A munição padrão é de alumínio com núcleo de urânio exaurido, incendiária e perfuradora de blindagem, numa relação de quatro para um. Velocidade inicial do projétil: 1067 m/s.
  • 8x (nas asas) e 3x (na fuselagem slotscapazes de transportar mais de 7,300 kg de armamentos:
    • Bombas Mk 82, Mk 83, e Mk 84
    • BLU-1BLU-27/B Rockeye II e CBU-52/71 bombas de clusters
    • bombas guiadas a laser: GBU-10 Paveway II, GBU-16 Paveway II, GBU-24 Paveway III, e GBU-12 Paveway II
    • Mísseis AGM-65 Maverick e AIM-9 Sidewinder
    • Pods para rockets LAU-68 Hydra 70mm e 127 mm
    • Pods para Flares de iluminação, ECM e chaff
    • Pod para ECM ALQ-131
A/OA-10 Thunderbolt II
A10Thunderbolt2 990422-F-7910D-517.jpg
'
Descrição
FabricanteFairchild Republic Co.
Primeiro voo{{{primeirovoo}}}
Entrada em serviçomarço de 1976
Missãoversão A-10: Suporte aéreo / versão OA-10: posto de observação de primeira linha
Tripulação1(Piloto)
Dimensões
Comprimento16.16 m
Envergadura17.42 m
Altura4,42 m
Área (asas)17,42 m²
Peso
Tara11.321 kg
Peso totalkg
Peso bruto máximo22,950 kg
Propulsão
Motores2x General Electric TF34-GE-100
Força (por motor)kN
Performance
Velocidade
máxima
675 km/h (Mach: 0.56)
Alcance bélicokm
Alcance1287 km
Tecto
máximo
13,636 m
Relação de subidam/min
Armamento
Metralhadoras{{{metralhadoras}}}
Mísseis/
Bombas
16,000 lb (7,200 kg) de armamento variado, 1 Canhão GAU/8-A 30mm giratório de sete barris 1.000 disparos,AR-AR 2 AIM-9 Sidewinder, AR Solo AGM-65 Maverick (todos os tipos); Foguetes LAU-68; AGM-84 Harpoon; Durandal; Quad Hellfire; AGM-88 Harm; GBU-10 Paveway; GBU12 Paveway; GBU16; GBU-24 Paveway III; MK-82 e MK-84.

Nenhum comentário:

Postar um comentário