sexta-feira, 8 de julho de 2011

F-16 Fighting Falcon

F-16 Fighting Falcon é um caça a jacto polivalente, monomotor, altamente manobrável, apto a operar em todas as condições meteorológicas e de luminosidade.
Originalmente concebido e desenvolvido, pela General Dynamics para a Força Aérea dos Estados Unidos, a partir de um conceito experimental (LWF), para um interceptor diurno de curto alcance, complementar ao poderoso e sofisticado F-15 Eagle de superioridade aérea. Foi evoluindo gradualmente para a função de caça-bombardeiro de alto desempenho, com capacidade para actuar em todas as condições atmosféricas de dia e de noite.[3]
A 21 de Julho de 1980, em cerimónia realizada na base aérea de Hill no Utah foi finalmente e oficialmente baptizado "Fighting Falcon".No entanto entre os seus pilotos independentemente da nacionalidade, foi e continua sendo conhecido e apelidado Viper
Envolvimento operacional
Dados não exaustivos obtidos de Aerospaceweb.org,[12] martinfrost.ws[13], Pakistan Border Battles,[14], Falcons Against the Jihad[15], F-16.net[16]
  • Iraque - Ataque à central nuclear de Osirak. (Israel, Junho 1981)
    • Dois meses antes do ataque à central nuclear, o F-16 obteve a sua primeira vitória ao abater um helicóptero Mil Mi-8.
  • Guerra civil do Líbano (Israel, 1982)
    • Operação paz para a Galileia (1ª Guerra civil do Líbano) com começo a 9 de Junho e que se prolongou por mais dois dias, F-16 Israelitas reclamaram o abate de 44 aeronaves Sírias, a maioria Mig-21 e Mig-23, contra nenhuma perda naquelas que ainda hoje são consideradas das maiores batalhas entre aviões a jacto, alguma vez realizadas.
  • Guerra URSS-Afeganistão - (Paquistão, 1986-1988)
    • Entre Maio de 1986 e Dezembro de 1988, F-16 Paquistaneses na defesa da soberania aérea, derrubaram: 3x SU-22, 1x An-26 da Força Aérea do Afeganistão e 1x Sukhoi Su-25, 2x Mig-23, 1x Antonov An-24, 1x An-26 Soviéticos.
  • Iraque - Operação Tempestade no Deserto (USAF, 1991)
    • 249 F-16 da USAF participaram e executaram 13 340 missões. Foram perdidos cinco aviões, dois devido a acidente e os restantes três por mísseis superfície-ar, outros houve que ficaram danificados e conseguiram regressar, voltaram ao activo após reparação.
  • Iraque - Operação "Northern Watch" (USAF, 1991-2003)
  • Iraque - Operação "Southern Watch" (USAF, 1991-2003)
    • A 27 Dezembro 1992, um F-16D abateu um MiG-25 Iraquiano usando um AIM-120 AMRAAM, naquela que foi a primeira vitória de um F-16 da USAF. A 17 de Janeiro de 1993, foi destruído um MIG-23 também por um AIM-120 AMRAAM.
  • Venezuela - Golpe de Estado (Venezuela, 1992)
    • Dois F-16 participaram na tentativa de golpe de estado, abateram dois OV-10 Bronco e um AT-27 Tucano.
  • Bósnia - Operação "Deliberate Force" (USAF, Países Baixos, 1995)
  • Kosovo - Operação "Allied Force" (USAF, 1999)
    • Cinco J-21 Jastreb e um Mig-29 abatidos por F-16 da USAF, um outro Mig-29 abatido por um F_16 Holandês. A USAF perdeu três aviões abatidos por um SA-3 Goa, um SA-6 Gainful e o terceiro despenhou-se por falta de combustível.
  • Guerra de Kargil (Paquistão, 1999)
  • Conflito Israelo-Palestiniano (Israel, 2000-presente)
  • Estados Unidos - Operação de segurança interna (USAF, 2001-presente)
  • Afeganistão - Operação liberdade duradoura (USAF, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos, Noruega, 2001-presente)
  • Abate de dois UAV Indianos (Paquistão, 2002)
  • Iraque - Operação "Iraqi Freedom" (USAF, 2003-presente)
    • Um F-16C em patrulha destruiu com um míssil AGM-88 HARMum radar de controlo de tiro de uma bateria de mísseis MIM-104 Patriot, quando este o considerou um alvo. Foram perdidos em acidentes quatro F-16 e foram dois F-16 que no dia 29 de Junho de 2008, usando uma GBU-12 Paveway II e uma GBU-38 guiada por GPS, destruíram a casa onde se abrigava Abu Musab al-Zarqawi, matando o líder da Al-Qaeda no Iraque.
  • Grécia-Turquia escaramuças fronteiriças (Grécia, Turquia, 2006)
    • 10 de Outubro de 1996 um F-16D Turco, foi abatido acidentalmente por um Mirage 2000 em águas internacionais, mas disputadas por ambos os Países.
  • Segunda guerra do Líbano (Israel, 2006)
    • A única baixa de um F-16I Israelita por acidente, quando levantava voo para uma missão no Líbano um dos pneus rebentou. O pilotou ejectou-se em segurança.
  • Síria - ataque a instalações nucleares (Israel, 2007)
  • Conflito de Gaza (Israel, 2008-2009)
  • Sudão - ataque a comboio de armas (Israel, 2009)

Versões

Compilação de dados: General Dynamics - Aircraft and their Predecesors,[17] F-16 Versions,[18]
F-16A Norueguês sobre os Balcãs
  • Principais
    • F-16A/B
      • Block 1 - Versão de produção inicial, produzidas 94 unidades, distinguia-se visualmente pela redoma do radarAN/APG-66 pintada de preto. A maioria foi actualizada para o padrão block 10 em 1982 através do programa Pacer Loft.
      • Block 5 - 128 unidades produzidas. Redoma do radar pintada em cinzento devido aos pilotos afirmarem, que a anterior pintada a preto era demasiado visível. Actualizados para o padrão block 10 em 1983 através do programa Pacer Loft II.
      • Block 10 - Ligeira actualização dos aviónicos.
      • Block 15 - A versão produzida em maior quantidade, introduziu novos estabilizadores, 30% maiores, bem como adicionou mais dois pontos de fixação para armamento (5R e 5L), rádios na banda UHF (Have Quick I) mais seguros e melhoria do conforto do piloto optimizando o ar condicionado do cockpit.
      • 15OCU Actualização OCU (Operational Capabilities Upgrade programme), melhoria dos aviónicos, do sistema de controlo de tiro, o radar foi actualizado com uma melhor capacidade de defesa aérea, aumento da capacidade estrutural das asas, foi ainda introduzido o motor Pratt & Whitney F100-PW-220E, capacidade para transportar e disparar o AGM-65 Maverick, AIM-120 AMRAAM e o míssil anti-navio de origem Norueguesa AGM-119 Penguim. O peso máximo à descolagem aumentou para 17 010Kg. Todos os block 15produzidos após Janeiro de 1988 foram-no segundo o padrãoOCU.
      • Block 20 - Designação reservada em 1980 e atribuída mais tarde aos 150 F-16A/B block 15 vendidos a Taiwan e já com a actualização MLU que os equiparava aos F-16C Block 50da USAF.
        F-16 USAF
    • F-16C/D
      • block 25 - Início da segunda geração do F-16 introduz um novo radar o AN/APG-68 com maior alcance, melhor resolução e mais modos de operação, HUD holográfico, actualização do computador de controlo de tiro e da gestão do armamento, radar-altímetro e rádio UHF resistente ás interferências electrónicas, INS[nota 7] e uma actualização geral dos restantes aviónicos. O peso máximo à descolagem subiu para 19 640kg.
      • Block 30/32 - Início do programa "AFE" (Alternative Fighter Engine), no qual a USAF ao adquirir um motor alternativo para equipar o F-16, tencionava manter os custos de produção em valores competitivos. Assim todas as construções subsequentes dos blocos terminados em 2seriam equipadas com o motor da Pratt & Whitney e nos blocos terminados em zero seriam montados os motores da General Electric, o qual ligeiramente mais potente necessitava de um maior fluxo de ar, o que obrigou a redesenhar a entrada de ar tornando-a maior. Por sua vez o motor da Pratt & Whitney não conseguia acomodar o maior fluxo de ar, daí resultou a montagem em células com a entrada de ar original.
      • Block 40/42 - Usou durante um pequeno período de tempo, a designação não oficial de F-16CG/DG, designação esta que foi vetada pelo Congresso Norte-Americano por razões políticas.[nota 8] Introduzido um novo HUD holográfico, novo receptor de GPS, versão cinco do radar APG-68[nota 9], controlos de voo digitais, e a mais importante inovação a adopção do sistema de navegação e aquisição de alvos para voo nocturno LANTIRN, o qual obrigou a um alongamento do trem de aterragem. Foi ainda reforçada a estrutura da célula capacitando a aeronave para atingir 9G com cerca de 8 000Kg de carga externa, a carga máxima admissível foi ainda aumentada para 19 200Kg.
      • Block 50/52 - Introdução de versões melhoradas de ambos os motores, actualizações ao nível do software, adequação docockpitpara ambiente nocturno.
        • Block 50/52 Plus - Versão melhorada do Block 50/52 com a introdução de provisões especiais para o lançamento em condições meteorológicas adversas da munição Joint Direct Attack Munition (JDAM),[nota 10] versão nove do radar AN/APG-68(V)9, aviso de aproximação de míssil passivo e capacidade para usar tanques de combustível de maior capacidade.
    • F-16E/F
      • block 60
        F-16 USAF
        - Referência reservada em 1989 para uma versão do F-16equipada com um canhão de 30mm destinada a substituir o A-10 Thunderbolt II e que foi abandonada. A referência foi recuperada e atribuída à versão de exportação para os Emirados Árabes Unidos, 55 F-16E e 25 F-16F. Equipada com o motor F110-GE-132 e o radar AN/APG-80, possui a mesma capacidade de armamento do Block 50. Foram entregues entre 2004 e 2007.
    • Especializadas / Projectos / Propostas
      • F-16 MLU - Modernização de meia-vida aplicada aos F-16Noruegueses, Dinamarqueses, Holandeses, Belgas e Portugueses, que os colocou ao nível dos Block 50 da USAF. Passaram ainda pela actualização "Falcon Up", que capacitou a estrutura da fuselagem para atingir um ciclo de vida de 8 000 horas de voo. As actualizações incluíram um novo computador (MMC - Modular Mission Computer) derivado do que equipa o F-22 Raptor, radar AN/APG-66 actualizado para o padrão AN/APG-66(V)2, integração do míssil AIM-120 AMRAAM e do sistema avançado de interrogação de aeronaves (AIFF), Head up display (HUD) no capacete. Foram designados oficialmente F-16AM e F-16BM.
      • F-16 ADF - Actualização dos F-16A Block 15 da USAF para uso da Guarda Aérea Nacional (ANG), dos Estados Unidos, para o padrão OCU e actualização do radar, AN/APG-66(V)1, com capacidade extra de rastreio e emissão de onda contínua para guiamento de mísseis, com alcance para lá do horizonte, AIM-7 Sparrow e posteriormente AIM-120 AMRAAM.
      • F-16N/TF-16N
        F-16A da FAP na BA de Karup, Dinamarca
        - Versão para a US Navy baseada no F-16C/D Block 30, sem armamento, para treino de combate (Aggressor aircraf) em ambiente real, construídos 22 F-16N e quatro TF-16N, operaram entre 1988 e 1998 quando foram descobertas fissuras na estrutura da fuselagem, por falta de recursos a Marinha não os substituiu. Foram-no em 2003 pelos F-16 já construídos, destinados ao Paquistão mas cujo fornecimento foi embargado.
      • RF-16/F-16(R) - A General Dynamics apresentou vários projectos, para uma versão de reconhecimento do F-16, em face da necessidade mais ou menos premente de substituição do RF-4C|RF-4C na USAF, Mirage VBR na Bélgica e Saab Draken J-35XD na Dinamarca. No entanto nenhuma versão especializada de reconhecimento chegou à fase de produção, sendo a opção a utilização de casulos de reconhecimento.
      • F/A-16 CAS Modificação efectuada a 24 F-16A/B Block 10, para uso na missão de apoio aéreo próximo e interdição do campo de batalha, pela adopção de um canhão de 30mm "Avenger", igual ao que equipa o A-10 Thunderbolt II, fortes vibrações e a alta velocidade do F-16 inviabilizaram a sua eficiência. Outras modificações em outras fuselagens foram efectuadas, incluindo testes em situação real de combate na operação Desert Storm no Iraque, na tentativa de conseguir um substituto para o A-10 Thunderbolt II, sempre sem sucesso.
      • F-16/101 - Modificação efectuada à primeira fuselagem de pré-produção, para avaliação e desenvolvimento do motorGeneral Electric F110-GE-100.
      • F-16/79
        Dois F-16N "agressors" da US Navy voando sobre o Alaska durante o exercício de treino "Red Flag"
        - Durante a presidência de Jimmy Carter foi decidido que os Estados Unidos não venderiam armamento tecnologicamente avançado ou igual ao utilizado pelas suas Forças Armadas, a excepção seriam os parceiros da NATO que já tinham formalizado a compra do F-16 e Israel. Assim a General Dynamics propôs uma versão de baixo custo em tudo igual ao original F-16 mas motorizada com o motor J-79 que equipava o F-4 Phantom II. Não teve compradores e foi abandonada.
      • F-16/CCV Modificação efectuada ao primeiro protótipo YF-16 pela adição de dois "canards", para teste da tecnologiaCCV (Control-Configured Vehicle).
      • F-16 AFTI - Conversão de uma fuselagem de pré-produção para continuação dos testes CCV e outras tecnologias como: sistema de controlo de voo digital, sistema de controlo por voz, aquisição de alvos montado na viseira do capacete de voo
      • F-16 XL - Versão especial com asa em delta ao abrigo do programa SCAMP[nota 11] (Supersonic Cruise and Manoeuvring Program). Disputou com o F-15E strike Eagle o programa ATF[nota 12]' (advanced tactical fighter) o qual veio a perder.
      • F-16X - Proposta da Lockheed Martin para a substituição doF-16 na USAF. Teria as asas derivadas das do F-22 Raptor e não possuiria estabilizadores verticais.
      • F-16 Agile Falcon - Proposta da General Dynamics alternativa de baixo custo ao F-22 Raptor propulsionada pelo General Electric F110-GE-129 ou Pratt & Whitney F100-PW-229 e asas 25% maiores em relação ao original. Não despertou interesse por parte de potenciais compradores.
Especificações
Dados referentes ao F-16C Block 30/40.[23][24][25]
GENERAL DYNAMICS F-16 FIGHTING FALCON.png
  • Dimensões
    • Comprimento - 15.03 m
    • Envergadura - 9.45 m
    • Altura - 5.09 m
  • Pesos & Cargas
    • Vazio - 8,495 kg
    • Normal à descolagem - 12,295 kg
    • Máximo à descolagem - 19,185 kg
    • Capacidade combustível interna - 3,985 litros
    • Capacidade combustível externa - 3,935 Litros
    • Carga máxima - 7,800 kg
  • Propulsão
    • Motores - 1x General Electric F110-GE-100
    • Potência - 76.3 kN a seco, 128,9 kN com pós-combustão
    • Tipo de combustível - JP-8
Variantes e respectivos motores
BlocoVersãoMotorPotência c/ pós-combustão
1 - 20F-16A/BPW F100-PW-200106 kN
25, 32, 42F-16C/DPW F100-PW-220E105,7 kN
30, 40GE F110-GE-100128,9 kN
50GE F110-GE-129131,6 kN
52PW F100-PW-229129,4 kN
60F-16E/FGE F110-GE-132144,6 kN
  • Performance
    • Velocidade máx. em altitude - Mach 2.05 (2,175 km/h) aos 12,190 m
    • Velocidade máx. ao nível do mar - Mach 1.2 (1,460 km/h)
    • Distância p/ descolar - (F-16A) 535 m com 1,815 kg de carga externa
    • Distância p/ aterrar - (F-16A) 810 m com 1,815 kg de carga externa
    • Razão de subida - 15,239 metros por minuto
    • Tecto máx. de serviço - 15,239 m
    • Raio de combate - 550 km em missão hi-lo-hi[nota 30] com 6xMk84 de 450 Kg
    • Autonomia máxima - 4,215 km com tanques externos
    • Limites da força g - 9 positivos / 3 negativos

[editar] Armamento

F16 cv.jpg
  • Canhão: 1× 20 mm M61 Vulcan, 511 tiros
  • Rockets:
    • 4× LAU-61/LAU-68 ou
    • 4× LAU-5003 ou
    • 4× LAU-10
  • Mísseis ar-ar:
    • 2× AIM-7 Sparrow ou
    • 6× AIM-9 Sidewinder ou
    • 6× IRIS-T ou
    • 6× AIM-120 AMRAAM ou
    • 6× Python-4
  • Mísseis ar-terra:
    • 6× AGM-45 Shrike ou
    • 6× AGM-65 Maverick ou
    • 4× AGM-88 HARM
  • Mísseis anti-navio:
    • 2× AGM-84 Harpoon ou
    • 4× AGM-119 Penguin
  • Bombas:
    • 2× CBU-87 - Bomba de fragmentação (bomblets-pequenas explosões de efeito combinado)
    • 2× CBU-89 - Bomba de fragmentação (minas anti-tanque e/ou anti-pessoal) (200Kg)
    • 2× CBU-97 - Bomba de fragmentação (450Kg)
    • 4× GBU-10 Paveway II - Bomba guiada por laser
    • 6× GBU-12 Paveway II - Bomba guiada por laser
    • 4× JDAM - Kit p/ guiamento (GPS ou navegação inercial) de bombas de queda livre
    • 4× Mark 84 - Bomba de queda livre (450Kg)
    • 8× Mark 83 - Bomba de queda livre (200Kg)
    • 12× Mark 82 - Bomba de queda livre (100Kg)
    • 8× GBU-39 SDB
    • B61 - bomba nuclear

[editar] Outros

  • SUU-42A/A - Flares (dispensador de engodo para mísseis guiados p/ infravermelhos) e chaff (engodo para mísseis guiados por emissão de ondas radar)
  • AN/ALQ-131 AN/ALQ-184 - Casulo de ECM (contra medidas electrónicas) ou
  • LANTIRN, - Casulo p/navegação e aquisição/iluminação de alvos em voo nocturno de baixa altitude

[editar] Comparativo

 F-16AM (MLU)F-16C (Block30)F/A-18CMirage 2000MIG-29JAS 39 Gripen
Comprimento15.03 m15.03 m17.07 m14.36 m17.32 m14.10 m
Altura5.09 m5.09 m4.66 m5.20 m4.73 m4.50 m
Envergadura9.45 m9.45 m11.43 m9.13 m11.36 m8.40 m
Peso vazio7,365 kg8,495 kg10,455 kg7,500 kg10,900 kg6,620 kg
Peso máx. á descol.17,055 kg19,185 kg25,400 kg17,000 kg18,500 kg12,500 kg
Carga máxima7,800 kg7,800 kg7,030 kg6,300 kg3,000 kg6,500 kg
Pontos de fixação99996/79
Numero de motores112121
Potência c/ pós comb.122 kN122.8 kN142.4 kN95.1 kN162.8 kN80.51 kN
Razão potência/peso1.5 (?)1.09 0.91 0.97
Velocidade máximaMach 2.05Mach 2.05Mach 1.8Mach 2.2Mach 2.3Mach 2.0
Autonomia máxima4,215 km4,215 km3,335 km3,704 km2,900 km3,200 km
Tecto máximo15,239 m15,239 m15,239 m16,460 m18,500 m15,240 m
RadarAN/APG66(V)2AN/APG-68AN/APG-73Thomson-CSF RDMPhazotron N019 
Alcance do radar90 Km130110 km100 km70 km 
F-16 Drawing.png

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