O F-16 Fighting Falcon é um caça a jacto polivalente, monomotor, altamente manobrável, apto a operar em todas as condições meteorológicas e de luminosidade.
Originalmente concebido e desenvolvido, pela General Dynamics para a Força Aérea dos Estados Unidos, a partir de um conceito experimental (LWF), para um interceptor diurno de curto alcance, complementar ao poderoso e sofisticado F-15 Eagle de superioridade aérea. Foi evoluindo gradualmente para a função de caça-bombardeiro de alto desempenho, com capacidade para actuar em todas as condições atmosféricas de dia e de noite.[3]
A 21 de Julho de 1980, em cerimónia realizada na base aérea de Hill no Utah foi finalmente e oficialmente baptizado "Fighting Falcon".No entanto entre os seus pilotos independentemente da nacionalidade, foi e continua sendo conhecido e apelidado Viper
Envolvimento operacional
Dados não exaustivos obtidos de Aerospaceweb.org,[12] martinfrost.ws[13], Pakistan Border Battles,[14], Falcons Against the Jihad[15], F-16.net[16]
- Iraque - Ataque à central nuclear de Osirak. (Israel, Junho 1981)
- Dois meses antes do ataque à central nuclear, o F-16 obteve a sua primeira vitória ao abater um helicóptero Mil Mi-8.
- Guerra civil do Líbano (Israel, 1982)
- Operação paz para a Galileia (1ª Guerra civil do Líbano) com começo a 9 de Junho e que se prolongou por mais dois dias, F-16 Israelitas reclamaram o abate de 44 aeronaves Sírias, a maioria Mig-21 e Mig-23, contra nenhuma perda naquelas que ainda hoje são consideradas das maiores batalhas entre aviões a jacto, alguma vez realizadas.
- Guerra URSS-Afeganistão - (Paquistão, 1986-1988)
- Entre Maio de 1986 e Dezembro de 1988, F-16 Paquistaneses na defesa da soberania aérea, derrubaram: 3x SU-22, 1x An-26 da Força Aérea do Afeganistão e 1x Sukhoi Su-25, 2x Mig-23, 1x Antonov An-24, 1x An-26 Soviéticos.
- Iraque - Operação Tempestade no Deserto (USAF, 1991)
- 249 F-16 da USAF participaram e executaram 13 340 missões. Foram perdidos cinco aviões, dois devido a acidente e os restantes três por mísseis superfície-ar, outros houve que ficaram danificados e conseguiram regressar, voltaram ao activo após reparação.
- Iraque - Operação "Northern Watch" (USAF, 1991-2003)
- Iraque - Operação "Southern Watch" (USAF, 1991-2003)
- A 27 Dezembro 1992, um F-16D abateu um MiG-25 Iraquiano usando um AIM-120 AMRAAM, naquela que foi a primeira vitória de um F-16 da USAF. A 17 de Janeiro de 1993, foi destruído um MIG-23 também por um AIM-120 AMRAAM.
- Venezuela - Golpe de Estado (Venezuela, 1992)
- Dois F-16 participaram na tentativa de golpe de estado, abateram dois OV-10 Bronco e um AT-27 Tucano.
- Bósnia - Operação "Deliberate Force" (USAF, Países Baixos, 1995)
- Kosovo - Operação "Allied Force" (USAF, 1999)
- Cinco J-21 Jastreb e um Mig-29 abatidos por F-16 da USAF, um outro Mig-29 abatido por um F_16 Holandês. A USAF perdeu três aviões abatidos por um SA-3 Goa, um SA-6 Gainful e o terceiro despenhou-se por falta de combustível.
- Guerra de Kargil (Paquistão, 1999)
- Conflito Israelo-Palestiniano (Israel, 2000-presente)
- Estados Unidos - Operação de segurança interna (USAF, 2001-presente)
- Afeganistão - Operação liberdade duradoura (USAF, Bélgica, Dinamarca, Países Baixos, Noruega, 2001-presente)
- Abate de dois UAV Indianos (Paquistão, 2002)
- Iraque - Operação "Iraqi Freedom" (USAF, 2003-presente)
- Um F-16C em patrulha destruiu com um míssil AGM-88 HARMum radar de controlo de tiro de uma bateria de mísseis MIM-104 Patriot, quando este o considerou um alvo. Foram perdidos em acidentes quatro F-16 e foram dois F-16 que no dia 29 de Junho de 2008, usando uma GBU-12 Paveway II e uma GBU-38 guiada por GPS, destruíram a casa onde se abrigava Abu Musab al-Zarqawi, matando o líder da Al-Qaeda no Iraque.
- Grécia-Turquia escaramuças fronteiriças (Grécia, Turquia, 2006)
- 10 de Outubro de 1996 um F-16D Turco, foi abatido acidentalmente por um Mirage 2000 em águas internacionais, mas disputadas por ambos os Países.
- Segunda guerra do Líbano (Israel, 2006)
- A única baixa de um F-16I Israelita por acidente, quando levantava voo para uma missão no Líbano um dos pneus rebentou. O pilotou ejectou-se em segurança.
- Síria - ataque a instalações nucleares (Israel, 2007)
- Conflito de Gaza (Israel, 2008-2009)
- Sudão - ataque a comboio de armas (Israel, 2009)
Versões
Compilação de dados: General Dynamics - Aircraft and their Predecesors,[17] F-16 Versions,[18]
F-16A Norueguês sobre os Balcãs
- Principais
- F-16A/B
- Block 1 - Versão de produção inicial, produzidas 94 unidades, distinguia-se visualmente pela redoma do radarAN/APG-66 pintada de preto. A maioria foi actualizada para o padrão block 10 em 1982 através do programa Pacer Loft.
- Block 5 - 128 unidades produzidas. Redoma do radar pintada em cinzento devido aos pilotos afirmarem, que a anterior pintada a preto era demasiado visível. Actualizados para o padrão block 10 em 1983 através do programa Pacer Loft II.
- Block 10 - Ligeira actualização dos aviónicos.
- Block 15 - A versão produzida em maior quantidade, introduziu novos estabilizadores, 30% maiores, bem como adicionou mais dois pontos de fixação para armamento (5R e 5L), rádios na banda UHF (Have Quick I) mais seguros e melhoria do conforto do piloto optimizando o ar condicionado do cockpit.
- 15OCU Actualização OCU (Operational Capabilities Upgrade programme), melhoria dos aviónicos, do sistema de controlo de tiro, o radar foi actualizado com uma melhor capacidade de defesa aérea, aumento da capacidade estrutural das asas, foi ainda introduzido o motor Pratt & Whitney F100-PW-220E, capacidade para transportar e disparar o AGM-65 Maverick, AIM-120 AMRAAM e o míssil anti-navio de origem Norueguesa AGM-119 Penguim. O peso máximo à descolagem aumentou para 17 010Kg. Todos os block 15produzidos após Janeiro de 1988 foram-no segundo o padrãoOCU.
- Block 20 - Designação reservada em 1980 e atribuída mais tarde aos 150 F-16A/B block 15 vendidos a Taiwan e já com a actualização MLU que os equiparava aos F-16C Block 50da USAF.F-16 USAF
- F-16C/D
- block 25 - Início da segunda geração do F-16 introduz um novo radar o AN/APG-68 com maior alcance, melhor resolução e mais modos de operação, HUD holográfico, actualização do computador de controlo de tiro e da gestão do armamento, radar-altímetro e rádio UHF resistente ás interferências electrónicas, INS[nota 7] e uma actualização geral dos restantes aviónicos. O peso máximo à descolagem subiu para 19 640kg.
- Block 30/32 - Início do programa "AFE" (Alternative Fighter Engine), no qual a USAF ao adquirir um motor alternativo para equipar o F-16, tencionava manter os custos de produção em valores competitivos. Assim todas as construções subsequentes dos blocos terminados em 2seriam equipadas com o motor da Pratt & Whitney e nos blocos terminados em zero seriam montados os motores da General Electric, o qual ligeiramente mais potente necessitava de um maior fluxo de ar, o que obrigou a redesenhar a entrada de ar tornando-a maior. Por sua vez o motor da Pratt & Whitney não conseguia acomodar o maior fluxo de ar, daí resultou a montagem em células com a entrada de ar original.
- Block 40/42 - Usou durante um pequeno período de tempo, a designação não oficial de F-16CG/DG, designação esta que foi vetada pelo Congresso Norte-Americano por razões políticas.[nota 8] Introduzido um novo HUD holográfico, novo receptor de GPS, versão cinco do radar APG-68[nota 9], controlos de voo digitais, e a mais importante inovação a adopção do sistema de navegação e aquisição de alvos para voo nocturno LANTIRN, o qual obrigou a um alongamento do trem de aterragem. Foi ainda reforçada a estrutura da célula capacitando a aeronave para atingir 9G com cerca de 8 000Kg de carga externa, a carga máxima admissível foi ainda aumentada para 19 200Kg.
- Block 50/52 - Introdução de versões melhoradas de ambos os motores, actualizações ao nível do software, adequação docockpitpara ambiente nocturno.
- Block 50/52 Plus - Versão melhorada do Block 50/52 com a introdução de provisões especiais para o lançamento em condições meteorológicas adversas da munição Joint Direct Attack Munition (JDAM),[nota 10] versão nove do radar AN/APG-68(V)9, aviso de aproximação de míssil passivo e capacidade para usar tanques de combustível de maior capacidade.
- F-16E/F
- block 60- Referência reservada em 1989 para uma versão do F-16equipada com um canhão de 30mm destinada a substituir o A-10 Thunderbolt II e que foi abandonada. A referência foi recuperada e atribuída à versão de exportação para os Emirados Árabes Unidos, 55 F-16E e 25 F-16F. Equipada com o motor F110-GE-132 e o radar AN/APG-80, possui a mesma capacidade de armamento do Block 50. Foram entregues entre 2004 e 2007.F-16 USAF
- block 60
- Especializadas / Projectos / Propostas
- F-16 MLU - Modernização de meia-vida aplicada aos F-16Noruegueses, Dinamarqueses, Holandeses, Belgas e Portugueses, que os colocou ao nível dos Block 50 da USAF. Passaram ainda pela actualização "Falcon Up", que capacitou a estrutura da fuselagem para atingir um ciclo de vida de 8 000 horas de voo. As actualizações incluíram um novo computador (MMC - Modular Mission Computer) derivado do que equipa o F-22 Raptor, radar AN/APG-66 actualizado para o padrão AN/APG-66(V)2, integração do míssil AIM-120 AMRAAM e do sistema avançado de interrogação de aeronaves (AIFF), Head up display (HUD) no capacete. Foram designados oficialmente F-16AM e F-16BM.
- F-16 ADF - Actualização dos F-16A Block 15 da USAF para uso da Guarda Aérea Nacional (ANG), dos Estados Unidos, para o padrão OCU e actualização do radar, AN/APG-66(V)1, com capacidade extra de rastreio e emissão de onda contínua para guiamento de mísseis, com alcance para lá do horizonte, AIM-7 Sparrow e posteriormente AIM-120 AMRAAM.
- F-16N/TF-16N- Versão para a US Navy baseada no F-16C/D Block 30, sem armamento, para treino de combate (Aggressor aircraf) em ambiente real, construídos 22 F-16N e quatro TF-16N, operaram entre 1988 e 1998 quando foram descobertas fissuras na estrutura da fuselagem, por falta de recursos a Marinha não os substituiu. Foram-no em 2003 pelos F-16 já construídos, destinados ao Paquistão mas cujo fornecimento foi embargado.F-16A da FAP na BA de Karup, Dinamarca
- RF-16/F-16(R) - A General Dynamics apresentou vários projectos, para uma versão de reconhecimento do F-16, em face da necessidade mais ou menos premente de substituição do RF-4C|RF-4C na USAF, Mirage VBR na Bélgica e Saab Draken J-35XD na Dinamarca. No entanto nenhuma versão especializada de reconhecimento chegou à fase de produção, sendo a opção a utilização de casulos de reconhecimento.
- F/A-16 CAS Modificação efectuada a 24 F-16A/B Block 10, para uso na missão de apoio aéreo próximo e interdição do campo de batalha, pela adopção de um canhão de 30mm "Avenger", igual ao que equipa o A-10 Thunderbolt II, fortes vibrações e a alta velocidade do F-16 inviabilizaram a sua eficiência. Outras modificações em outras fuselagens foram efectuadas, incluindo testes em situação real de combate na operação Desert Storm no Iraque, na tentativa de conseguir um substituto para o A-10 Thunderbolt II, sempre sem sucesso.
- F-16/101 - Modificação efectuada à primeira fuselagem de pré-produção, para avaliação e desenvolvimento do motorGeneral Electric F110-GE-100.
- F-16/79- Durante a presidência de Jimmy Carter foi decidido que os Estados Unidos não venderiam armamento tecnologicamente avançado ou igual ao utilizado pelas suas Forças Armadas, a excepção seriam os parceiros da NATO que já tinham formalizado a compra do F-16 e Israel. Assim a General Dynamics propôs uma versão de baixo custo em tudo igual ao original F-16 mas motorizada com o motor J-79 que equipava o F-4 Phantom II. Não teve compradores e foi abandonada.Dois F-16N "agressors" da US Navy voando sobre o Alaska durante o exercício de treino "Red Flag"
- F-16/CCV Modificação efectuada ao primeiro protótipo YF-16 pela adição de dois "canards", para teste da tecnologiaCCV (Control-Configured Vehicle).
- F-16 AFTI - Conversão de uma fuselagem de pré-produção para continuação dos testes CCV e outras tecnologias como: sistema de controlo de voo digital, sistema de controlo por voz, aquisição de alvos montado na viseira do capacete de voo
- F-16 XL - Versão especial com asa em delta ao abrigo do programa SCAMP[nota 11] (Supersonic Cruise and Manoeuvring Program). Disputou com o F-15E strike Eagle o programa ATF[nota 12]' (advanced tactical fighter) o qual veio a perder.
- F-16X - Proposta da Lockheed Martin para a substituição doF-16 na USAF. Teria as asas derivadas das do F-22 Raptor e não possuiria estabilizadores verticais.
- F-16 Agile Falcon - Proposta da General Dynamics alternativa de baixo custo ao F-22 Raptor propulsionada pelo General Electric F110-GE-129 ou Pratt & Whitney F100-PW-229 e asas 25% maiores em relação ao original. Não despertou interesse por parte de potenciais compradores.
- F-16A/B
Especificações
Dados referentes ao F-16C Block 30/40.[23][24][25]
- Dimensões
- Comprimento - 15.03 m
- Envergadura - 9.45 m
- Altura - 5.09 m
- Pesos & Cargas
- Vazio - 8,495 kg
- Normal à descolagem - 12,295 kg
- Máximo à descolagem - 19,185 kg
- Capacidade combustível interna - 3,985 litros
- Capacidade combustível externa - 3,935 Litros
- Carga máxima - 7,800 kg
- Propulsão
- Motores - 1x General Electric F110-GE-100
- Potência - 76.3 kN a seco, 128,9 kN com pós-combustão
- Tipo de combustível - JP-8
Bloco | Versão | Motor | Potência c/ pós-combustão |
---|---|---|---|
1 - 20 | F-16A/B | PW F100-PW-200 | 106 kN |
25, 32, 42 | F-16C/D | PW F100-PW-220E | 105,7 kN |
30, 40 | GE F110-GE-100 | 128,9 kN | |
50 | GE F110-GE-129 | 131,6 kN | |
52 | PW F100-PW-229 | 129,4 kN | |
60 | F-16E/F | GE F110-GE-132 | 144,6 kN |
- Performance
- Velocidade máx. em altitude - Mach 2.05 (2,175 km/h) aos 12,190 m
- Velocidade máx. ao nível do mar - Mach 1.2 (1,460 km/h)
- Distância p/ descolar - (F-16A) 535 m com 1,815 kg de carga externa
- Distância p/ aterrar - (F-16A) 810 m com 1,815 kg de carga externa
- Razão de subida - 15,239 metros por minuto
- Tecto máx. de serviço - 15,239 m
- Raio de combate - 550 km em missão hi-lo-hi[nota 30] com 6xMk84 de 450 Kg
- Autonomia máxima - 4,215 km com tanques externos
- Limites da força g - 9 positivos / 3 negativos
[editar] Armamento
- Canhão: 1× 20 mm M61 Vulcan, 511 tiros
- Rockets:
- 4× LAU-61/LAU-68 ou
- 4× LAU-5003 ou
- 4× LAU-10
- Mísseis ar-ar:
- 2× AIM-7 Sparrow ou
- 6× AIM-9 Sidewinder ou
- 6× IRIS-T ou
- 6× AIM-120 AMRAAM ou
- 6× Python-4
- Mísseis ar-terra:
- 6× AGM-45 Shrike ou
- 6× AGM-65 Maverick ou
- 4× AGM-88 HARM
- Mísseis anti-navio:
- 2× AGM-84 Harpoon ou
- 4× AGM-119 Penguin
- Bombas:
- 2× CBU-87 - Bomba de fragmentação (bomblets-pequenas explosões de efeito combinado)
- 2× CBU-89 - Bomba de fragmentação (minas anti-tanque e/ou anti-pessoal) (200Kg)
- 2× CBU-97 - Bomba de fragmentação (450Kg)
- 4× GBU-10 Paveway II - Bomba guiada por laser
- 6× GBU-12 Paveway II - Bomba guiada por laser
- 4× JDAM - Kit p/ guiamento (GPS ou navegação inercial) de bombas de queda livre
- 4× Mark 84 - Bomba de queda livre (450Kg)
- 8× Mark 83 - Bomba de queda livre (200Kg)
- 12× Mark 82 - Bomba de queda livre (100Kg)
- 8× GBU-39 SDB
- B61 - bomba nuclear
[editar] Outros
- SUU-42A/A - Flares (dispensador de engodo para mísseis guiados p/ infravermelhos) e chaff (engodo para mísseis guiados por emissão de ondas radar)
- AN/ALQ-131 AN/ALQ-184 - Casulo de ECM (contra medidas electrónicas) ou
- LANTIRN, - Casulo p/navegação e aquisição/iluminação de alvos em voo nocturno de baixa altitude
[editar] Comparativo
F-16AM (MLU) | F-16C (Block30) | F/A-18C | Mirage 2000 | MIG-29 | JAS 39 Gripen | |
---|---|---|---|---|---|---|
Comprimento | 15.03 m | 15.03 m | 17.07 m | 14.36 m | 17.32 m | 14.10 m |
Altura | 5.09 m | 5.09 m | 4.66 m | 5.20 m | 4.73 m | 4.50 m |
Envergadura | 9.45 m | 9.45 m | 11.43 m | 9.13 m | 11.36 m | 8.40 m |
Peso vazio | 7,365 kg | 8,495 kg | 10,455 kg | 7,500 kg | 10,900 kg | 6,620 kg |
Peso máx. á descol. | 17,055 kg | 19,185 kg | 25,400 kg | 17,000 kg | 18,500 kg | 12,500 kg |
Carga máxima | 7,800 kg | 7,800 kg | 7,030 kg | 6,300 kg | 3,000 kg | 6,500 kg |
Pontos de fixação | 9 | 9 | 9 | 9 | 6/7 | 9 |
Numero de motores | 1 | 1 | 2 | 1 | 2 | 1 |
Potência c/ pós comb. | 122 kN | 122.8 kN | 142.4 kN | 95.1 kN | 162.8 kN | 80.51 kN |
Razão potência/peso | 1.5 (?) | 1.09 | 0.91 | 0.97 | ||
Velocidade máxima | Mach 2.05 | Mach 2.05 | Mach 1.8 | Mach 2.2 | Mach 2.3 | Mach 2.0 |
Autonomia máxima | 4,215 km | 4,215 km | 3,335 km | 3,704 km | 2,900 km | 3,200 km |
Tecto máximo | 15,239 m | 15,239 m | 15,239 m | 16,460 m | 18,500 m | 15,240 m |
Radar | AN/APG66(V)2 | AN/APG-68 | AN/APG-73 | Thomson-CSF RDM | Phazotron N019 | |
Alcance do radar | 90 Km | 130 | 110 km | 100 km | 70 km |
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