O Leopard 1 é um carro de combate projetado e produzido na Alemanha. Entrou em serviço em 1965.
O Leopard possui um projeto tradicional e é conhecido por sua velocidade fora de estrada. Está armado com com o canhão 105 mm L7 da Royal Ordnance, o mesmo empregado no Tamoyo III e do M60 (Tank).
6.485 veículos foram construídos, 4.744 carros de combate e 1.741 outros para diversas funções, como o Gepard, antiaéreo.
Desde 1990, o Leopard 1 vem gradualmente sendo relegado a funções secundárias na maioria dos exércitos, com exceção dos exército Canadense e exército australiano, que pretendem substituí-lo.
Desenvolvimento
Leopard 1
O projeto do Leopard começou em novembro de 1956 para substituir os carros de combate M47 e M48 em uso no Exército da Alemanha Ocidental. O veículo deveria ser leve, resistir a tiros rápidos de 20mm de qualquer lado e ter proteção NBc. A mobilidade teve prioridade em relação ao poder de fogo e a blindagem, considerando-se as modernas armas antitanque. As primeiras entregas ocorreram em 1965 e diversos países europeus adquiriram o veículo. Por restrições impostas pela política de venda de armas da Alemanha, exportações para Grécia, Espanha e Chile [1]foram vetadas, pois nesta época, tais países estavam sob regimes totalitários. Estes países acabaram por adquirir o AMX 30.
Leopard 1A1
Depois da entrega do primeiro lote, os três seguintes já foram do modeloLeopard 1A1. Esta versão inclui um novo sistema de estabilização do canhão, que efetivamente permite o tiro em movimento. O Leopard 1A1 também possui uma proteção ao longo das laterais para proteger a parte superior das lagartas.
Entre 1974 e 1977, todos os veículos foram atualizados para a versão 1A1A1 com blindagem adicional na torre. Em 1980, foram atualizados com o intensificador de imagens noturnas PZB 200, surgindo a versão 1A1A2. Uma alteração no sistema de rádio originou a 1A1A3.
Leopard 1A2
A versão seguinte do Leopard foi a 1A2 que fabricada entre 1972 e 1974. Esta versão possuía uma torre mais pesada e melhor blindada. Recebeu como atualização o intensificador de imagens noturnas PZB 200, versão 1A2A1, e rádios digitais, versão 1A2A2. O Leopard 1A2A3 tem ambas atualizações.
Leopard 1A3
A versão 1A3 teve a suspensão reforçada e uma proteção melhor para a sua nova torre com melhor blindagem. Recebeu as mesmas atualizações da versão 1A2: intensificador de imagens, 1A3A1; rádios digitais, versão 1A2A2; e ambas, 1A2A3.
Leopard 1A4
O versão 1A4 foi a última a ser produzida. É similar à versão A3, porém com um sistema integrado de controle de tiro.
Leopard 1A5
A partir de 1983, foram incorporados sistemas derivados daqueles desenvolvidos para o Leopard II, como o sistema de controle de tiro EMES-18 com telêmetro laser e visão termal para o combate noturno e o sistema ótico da Zeiss. Estas atualizações foram feitas em veículos das versões 1A3 e 1A4.
Emprego no Brasil
Na década de 60, o Exército Brasileiro adquiriu centenas de unidades do carro de combate M41 Walker Bulldog que se tornaram o principal carro de combate brasileiro. Estes são tanques leves de 23,5 toneladas, pois o sistema rodoviário e ferroviário brasileiro não comporta o translado de veículos maiores.
Como o desenvolvimento de veículos nacionais, o Tamoyo e o EE-T1 Osório, foi paralisado, e o M41 se aproximava do fim de sua vida útil, o Brasil procurou no mercado internacional veículos que pudessem substituí-lo. Entre as opções disponíveis, o Leopard 1 pesa 42,4 toneladas, o M60, por exemplo, aproximadamente 56.
O Exército Brasileiro selecionou o Leopard e adquiriu 128 unidades usadas do Leopard 1A1 da Bélgica com treinamento, ferramental e peças. Interferências políticas levaram a aquisição de 91 carros de combate M60 dos EUA. Os 128 Leopards foram recebidos entre 1997 e 2000. Os M60 e os Leopards foram os primeiros MBTs (Main Battle Tank) do Exército, e causaram uma revolução no treinamento das equipagens e na estrutura de transporte, manutenção e suprimento
Além destes veículos, foram adquiridos 1 Leopard Escola , 2 Leopards viatura de socorro e dois Leopard Sabiex Hart
Um segundo lote foi adquirido em 2006. Estes veículos serão primeiramente manutenidos e entregues prontos para o combate até 2010. O Leopard 1A5 irá exercer a função atual da versão 1A1, como principais carros de combate brasileiros, enquanto os 1A1 e M60 substituirão os M41 remanescentes. Este lote sera composto por 250 Viaturas Blindadas de Combate Carro de Combate (VBC CC), sete Viaturas Blindadas Especializadas (VBE) Socorro, quatro VBE Lançadora de Ponte, quatro VBC Engenharia e quatro VBE Escola para Motorista.
Modernização
Algum tempo depois de o exercito ter adquirido os Leopard 1A5 especialistas militares indicaram que os leopards poderiam ser modernizados no brasil trazendo melhorias como uma copia do EE-T1 Osório como o seu motor de 1040hp a sua torre armada com um canhão de 120mm Da Giat além de melhorias na blindagem não se sabe se estas são as intenções do exercito brasileiro.
Operadores
Países que operaram ou operam o Leopard I:
- Alemanha (2437)
- Austrália (90 Leopard 1A3)
- Bélgica (334)
- Brasil (128 Leopard 1A1 e 240 Leopard 1A5 [5])
- Canadá (114 C2 - 1A5 atualizado)
- Chile (202 Leopard 1V, sendo substituídos pelo Leopard 2)
- Dinamarca (230 Leopard 1A5s, 120 desses 1A5DK)
- Grécia (335)
- Itália (920)
- Noruega (172)
- Países Baixos (468)
- Turquia (450)
A Bélgica deve fornecer 45 unidades para o Líbano.
Leopard I | |
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Leopard 1A1 do Exército Australiano | |
Tipo | Carro de combate principal de batalha |
Local de origem | Alemanha Ocidental |
História operacional | |
Utilizadores | Ver texto |
Histórico de produção | |
Fabricante | Porsche, Rheinmetall e Borgward |
Especificações | |
Peso | 93 474 lb (42 400 kg) |
Comprimento | 31,3 ft (9,54 m) |
Largura | 11,06 ft (3,37 m) |
Altura | 8,66 ft (2,64 m) |
Equipa | 4 (comandante, motorista, atirador, auxiliar do atirador) |
Blindagem do veículo | Aço, 70 mm (máximo), 10mm (mínimo) |
Armamento primário | 1 x 105mm Royal Ordnance L7A3 L/52, 55 munições |
Armamento secundário | 2 x 7.62 mm MG 3 (co-axial e para o aux. atirador)5.500 munições |
Motor | MTU MB 838 CaM 500, 10-cilindros motor multi-fuel 830hp (620 kW) a 2200 RPM |
Peso/potência | 19,7 hp/tonelada |
Capacidade de combustível | 37,4 litros |
Alcance Operacional | 373 mi (600 km) estrada e 280 mi (450 km) cross-country |
Velocidade | 65 km/h estrada e 30 Km/h terra |
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