quinta-feira, 7 de julho de 2011

CH-47

Boeing CH-47 Chinook é um bimotor, Sua velocidade máxima de 170 nós (196 mph, 315 kmh ) foi mais rápido do utilitário contemporânea e helicópteros de ataque da década de 1960. É um dos poucos aviões da época, como o C-130 Hércules e do UH-1 Iroquois, que ainda está em produção e serviços da linha de frente, com mais de 1.179 construídos até à data.  Suas principais funções incluem o movimento de tropas, artilharia e colocação de reabastecimento campo de batalha.  Ele tem uma rampa de largura na traseira da fuselagem e três ganchos de carga externa.
 O Chinook foi projetado e produzido inicialmente pela Boeing Vertol no início de 1960. O helicóptero é agora produzido pela Boeing Rotorcraft Systems .  Chinooks foram vendidos para 16 países com o Exército dos EUA e da Royal Air Force sendo os maiores usuários.  O CH-47 é um dos helicópteros mais pesados de elevação ocidental.

Design e desenvolvimento

O desenvolvimento precoce

No final de 1956, o Departamento do Exército anunciou planos para substituir o CH-37 Mojave , que era alimentado por motores de combustão, com uma turbina, movidos novo helicóptero. motores de turbina também foram uma característica-chave da concepção do menor UH -1 "Huey" helicóptero utilitário. Na sequência de um concurso, em setembro de 1958, uma delegação conjunta do Exército, da Força Aérea júri fonte recomendável que o Exército adquirir a Vertol helicóptero de transporte médio. No entanto, o financiamento para o desenvolvimento em grande escala não foi então disponíveis, e do Exército vacilava em suas necessidades de design. Alguns membros do corpo de aviação do Exército pensavam que o novo helicóptero deve ser uma tática de transporte de luz destinado a assumir as missões do velho com motor de pistões H-21 e helicópteros H-34 e, conseqüentemente, capaz de transportar cerca de quinze soldados (um time ) . Outra facção no corpo de aviação do Exército pensavam que o novo helicóptero deve ser muito maior para ser capaz de transporte aéreo de uma grande artilharia peça, e tem espaço interno suficiente para levar o novo MGM-31 "Pershing" Sistema de Mísseis .

 
 HC-1B em voo que está sendo testado e avaliado.
 Vertol começou a trabalhar num conjunto de rotor de helicóptero designada nova Vertol Model 107 ou V-107, em 1957. Em Junho de 1958, o Exército dos EUA assinaram um contrato com a Vertol para as aeronaves sob a designação YHC-1A. A YHC-1A tinha uma capacidade para 20 soldados. Três foram testados pelo Exército para obter dados de engenharia e operacionais.  No entanto, o YHC-1A foi considerada pela maioria dos usuários do Exército para ser pesado demais para o papel de assalto e leve demais para o papel de transporte. A decisão foi tomada para adquirir um helicóptero de transporte pesado e ao mesmo tempo atualizar o UH-1 "Huey", como transporte de tropas tático.  O YHC-1A poderiam ser melhoradas e aprovadas pelo Corpo de Fuzileiros Navais como o CH-46 Sea Knight em 1962. O Exército ordenou o maior modelo 114, sob a denominação HC-1B.  A pré-produção Boeing Vertol YCH -1B fez seu vôo inicial pairando sobre 21 de setembro de 1961. Em 1962, o HC-1B foi redesignado o CH-47A no âmbito do Estados Unidos 1962 Tri-Service sistema de designação de aeronaves .

 
A CH-47 em um exercício de treinamento com a Marinha de Guerra EUA Especial, em julho de 2008
O nome "Chinook" faz alusão ao povo Chinook do Noroeste do Pacífico . O CH-47 é alimentado por duas turbina motores, montados em cada lado da extremidade traseira do helicóptero e conectado à rotores por cardan. Os modelos iniciais eram equipados com motores de 2.200 cavalos de potência. Os rotores contra-rotativos eliminar a necessidade de um anti-torque do rotor vertical, permitindo que toda a energia a ser utilizada para elevação e de empuxo. A capacidade de ajustar elevador em qualquer rotor torna menos sensível a mudanças no centro de gravidade, importantes para o papel de carga de elevação. Se um motor falhar, o outro pode conduzir ambos os rotores.  A "cola" do Chinook estava diretamente relacionado com o crescimento do Huey e de estrategistas 'Army insistência de que ataques aéreos inicial ser construído em torno da escalação.  O Exército pediu tanto o Huey eo Chinook, e esse foco foi o responsável pela aceleração do esforço de mobilidade aérea.

Melhor e versões posteriores


 
O CH-47F praticar a manobra Pinnacle qual soldados são depositados sem o helicóptero já desembarque.
Melhoria e versões mais poderosas do CH-47 foram desenvolvidos desde o helicóptero entrou em serviço.  O salto do Exército dos EUA primeiro projeto importante foi o agora comum CH-47D, que entrou em serviço em 1982. Melhorias do CH-47C incluídos atualizado motores, composta lâminas de rotor, um cockpit redesenhado para reduzir a carga de trabalho piloto, melhorado e sistemas elétricos redundantes, um sistema de controle de vôo avançado e aviónica melhorada. O mainstream de última geração é o CH-47F, que possui várias atualizações importantes para reduzir a manutenção, controles de vôo digitais, e é alimentado por dois motores de 4.733 cavalos de potência Honeywell.
Um modelo comercial do Chinook, o Vertol-modelo Boeing 234, é utilizado mundialmente para a exploração madeireira, construção civil, combate a incêndios florestais e apoio às operações de extração de petróleo. Em 15 de Dezembro de 2006, a Columbia empresa Helicópteros do Oregon, região metropolitana de Salem , adquiriu o Certificado de Tipo do modelo 234 da Boeing.  O Chinook também foi licenciada para ser construída por empresas fora dos Estados Unidos, como como Elicotteri Meridionali (agora AgustaWestland) em Itália, em Kawasaki , no Japão, e uma empresa no Reino Unido.
Especificações (CH-47D)
Projetada ortograficamente diagrama do Vertol CH-47 Chinook da Boeing.

 Turbina do motor na traseira de um CH-47

 
M240 colocação metralhadora na rampa de carga, bem como uma outra parte visível na janela do ombro direito
 Dados da Boeing CH-47D / F, [85] Exército arquivo Chinook, [86] Diretório Internacional [87]
General characteristics As características gerais
  • Tripulação: 3 (, co-piloto piloto, engenheiro de vôo)
  • Capacidade:
    • 33-55 de tropas ou
    •  24 litros e três atendentes ou
    • £ 28.000 (12.700 kg) de carga
  • Comprimento: 98 pés 10 (30,1 m)
  • Diâmetro do rotor: 60 m 0 em (18,3 m)
  • Altura: 18 pés em 11 (5,7 m)
  • Disco área: 5.600 m 2 (2.800 m 2 por disco rotor) (260 m 2)
  • Peso vazio : 23,400 lb (10,185 kg)
  • Peso carregado: £ 26.680 (12.100 kg)
  • Peso máximo de decolagem : 50.000 lb (22,680 kg)
  • Powerplant: 2 × Lycoming T55-GA-712 turboshaft , 3.750 hp (2.796 kW) cada
Performance Desempenho
  • Velocidade máxima : 170 nós (196 mph, 315 km / h)
  • Velocidade de cruzeiro : 130 KT (137 mph, 220 km / h)
  • Faixa : 400 milhas náuticas (450 mi, 741 km)
  •  Ferry intervalo : 1.216 milhas náuticas (1.400 mi, 2,252 km [88] )
  • Teto de serviço : 18.500 ft (5.640 m)
  •  Taxa de subida : 1.522 m / min (10,1 m / s)
  •  Disco de carga : 9,5 kg / m 2 (47 kg / m 2)
  • Energia / massa : 0,28 hp / lb (460 W / kg)
Armament Armamento
  • até 3 pintle metralhadoras montadas médio (1 na rampa de carga e dois nas janelas do ombro), geralmente 7,62 milímetros (0,308 in) M240 / FN MAG metralhadoras
Avionics Avionics
  • CAAS Rockwell (MH-47G/CH-47F)

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