quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mil Mi-24

Mil Mi-24 (Cirílico Миль Ми-24, designações da NATO "Hind") é um grande helicóptero de ataque e transporte de tropas de baixa-capacidade produzido pela Mil Moscow Helicopter Plant em 1970 e operado desde 1972 pelas Forças Aéreas Soviéticas, por seus sucessores e por mais de outras trinta nações. A sua designação para exportação é Mi-35.
De grande tamanho, as suas mais notáveis variantes são os Mi-25 e Mi- 35.
Os pilotos soviéticos apelidaram esta aeronave como "tanque voador" (em russo: letayushchiy tank). Outros nomes não oficiais que recebeu foram Krokodil ("Crocodilo"), por causa da camuflagem do novo helicóptero, e Stakan ("Cristal"), devido às janelas como grandes placas de vidro ao redor do cockpit da primeira versão Hind A.
Em outubro de 2007, a Força Aérea da Rússia anunciou que em 2015 iria substituir os cerca de 250 helicópteros Mi-24 para os últimos 300 Mil Mi-28 helicópteros de ataque e, possivelmente, Kamov Ka-50. A partir de 2010 o Brasil passou a contar com essa aeronave como efetivo da Força Aérea Brasileira.
História
No início dos anos setenta, enquanto o Exército americano concluiu que o helicóptero de ataque AH-56 Cheyenne devia ser substituído por um novo tipo mais avançado (o AH-64 Apache), a URSS colocou em serviço o Mil Mi-24. O Mi-24 Hind passou da prancheta para testes de vôo em 1968, em menos de 18 meses, é diferente do Apache e Cheyenne, possivelmente o seu equivalente mais próximo do Ocidente é o Sikorsky S-67 Blackhawk, desenvolvido entre 1970 e 1972 , utilizando como base a concepção da instalação do motor e do rotor popular e rentável da série S-61/H-3.
O "Hind" também tem alguns componentes em comum com o principal helicóptero Soviética daquele tempo, o Mil Mi-8, e, como o S-67 tem um sistema de rotor do tipo convencional, do tipo totalmente articulado. Em outras palavras, use um dos métodos mais tradicionais e mais testados de fixar as pás de rotor na cabeça dele. É certamente uma forma eficaz e que o desenvolvimento envolve muitas dificuldades, ao incorporar algumas funções mais avançadas, a fim de obter uma maior manobrabilidade.
 
Mi-24A
Os primeiros modelos foram enviados para as Forças Armadas para a revisão em 1971. O Hind-A teve uma série de problemas: rotação lateral, mira das armas e a limitada visibilidade para o piloto. Uma grande reformulação da secção dianteira do helicóptero resolveu a maioria destes problemas.
Variantes
  • V-24 - Primeira versão com 12 protótipos e modelos de desenvolvimento. Os primeiros modelos estáticos eram semelhantes aos do Bell UH-1A Huey, semelhantes ao posterior Hind-A, um foi alterado em 1975 e denominado A-10 para tentar recordes de velocidade, com as asas removidas ea cabeça do rotor principal protegido por silenciadores de inércia, o A-10 chegou a 368 km / h.
  • Mi-24 (Hind-A) - versões iniciais do helicóptero de asalto armado que podia transportar 8 soldados e 3 tripulantes ou transportar 4 lançadores de foguetes, 57 mm em 4 torres de sub-asas, quatro mísseis anti-tanque 9M17 MCLOS Falange (AT Swatter -2) em 2 trilhos sub-asas, quatro bombas convencionais e de metralhadora calibre 12,7 milímetros no nariz. Foi o primeiro modelo de produção.
  • Mi-24B (Hind-A) - Uma série de modelos experimentais de Hind-A, uma das quais foi utilizada para testar o rotor de cauda Fenestron.
  • Mi-24F (Hind-A) - Modificado, com 7 nervuras de reforço na fuselagem, na altura das bases das asas e antenas IFF SRO-2M Khrome ("Odd Rods" ou barras assimétricas) mudadas desde o convés da cabine até o radiador de óleo, foi alargado e curvado até a APU. Este nome pode não ser o oficial.
  • Mi-24A (Hind-B) - segundo modelo de produção. Sem a metralhadora giratória com 4 canhões de calibre 12,7 milímetros Yak-B sob o nariz. Tanto o Mi-24 e do serviço de Mi-24A entraram para a Força Aérea da União Soviética em 1972.
  • Mi-24U (Hind-C) - versão de Treinamento sem uma arma debaixo do nariz ou locais de armas nas extremidades das asas.
  • Mi-24BMT - Versão convertida em um varre-minas. Um pequeno número de Mi-24 foram convertidos.
  • Mi-24D (Hind-D) - Mais perto de um helicóptero de ataque que às variantes anteriores. Nariz redesenhado, com duas cabines separadas para piloto e artilheiro, uma metralhadora giratória Yak-B de calibre 12,7 milímetros, debaixo do nariz, pode transportar 4 lançadores de foguetes 57 mm, quatro mísseis anti-tanque 9M17 SACLOS Falange (melhora significativa em comparação com o sistema MCLOS do Mi-24A), além de bombas e outras armas. Entrou em produção em 1973. O Mi-24D foi vendido para a Polônia em 1994 e utilizado em 1996 para testar a ogiva do míssil Hawk, em vez da metralhadora debaixo do nariz. Teve uma mudança não-identificada na janela da cabine com vista para estibordo traseiro.
  • Mi-24DU - Revisão de treinamento com duplo conjunto de controles. Um pequeno número de Mi-24D foram construídos como DU.
  • Mi-24PTRK - Um Mi-24D modificado para testar o sistema de mísseis Shturm V para o Mi-24V.
  • Mi-24V (Hind-E) - Um maior desenvolvimento ocorreu em 1976, descoberto pelo Ocidente só no início dos anos 80. armado com míssil 9M114 Shturm (AT-6 Spiral), 8 mísseis montados em quatro pilares sub-asa. Foi a versão mais produzida com mais de 1500 unidades. Na Polônia, foi nomeado Mi-24W. O Mi-24V era conhecido como Mi-24T, por razões desconhecidas.
  • Arsenal Mi-24V upgrade - Atualizado ucraniana do Mi-24V
  • Mi-24VP (Hind-E Mod) - Versão do Mi-24V com duplo canhão automático GSh-23 e uma metralhadora de torre móvel ao invés de giratória. Fabricado em 1985, entrou em serviço em 1989, fizeram apenas 25. O Mi-24VP voou com o rotor de cauda Delta-H do Mi-28.
  • Mi-24VU (Hind-E) - Versão Índiana do Mi-24V (Hind-E).
  • Mi-24VD - Esta versão foi produzida em 1985 para testar uma arma defensiva montada na parte traseira do helicóptero.
  • Mi-24P (Hind-F) - Com o canhão automático GSh duplo 30K 30 milímetros fixada lateralmente em vez de metralhadora giratória calibre 12,7 milímetros.
  • Mi-24P-2 - Versão atualizada do Mi-24P.
  • Mi-24G (Hind-F) - Revisão para permitir um Mi-24P com um canhão automático instalado no lado estibordo.
  • Mi-24 Tech-24 "Mobile Oficina" - aeronave experimental versão do F-Hind, para testar sua capacidade de recuperação de aviões abatidos.
metralhadora Yakushev-Borzov YakB-12.7
  • Mi-24RKhR (Hind-G1) - Modelo para o reconhecimento de áreas contaminadas, concebido para recolher amostras radioativas, biológicas e armas químicas. Visto pela primeira vez durante o acidente nuclear de Chernobyl. Também conhecido como Mi-24R, 24RK-Mi e Mi-24RKh (RCH).
  • Mi-24RA (Mod Hind-G1) - Nova versão do Mi-24V.
  • Mi-24RR - Modelo de reconhecimento de áreas contaminadas com elementos radioativos, derivado do Mi-24R.
  • Mi-24K (Hind-G2) - Um helicóptero de reconhecimento e observação de artilharia do Exército.
  • Mi-24 com modificações de campo no Afeganistão - A blindagem da cabine de passageiros e silenciosos dos tubos de escape foram muitas vezes removidos. Devido aos disparos acidentais por mudar de posição, o artilheiro da porta tinha à sua disposição uma metralhadora de bordo e outra a estibordo. Também é usado para carregar armas pesadas a bordo para defesa pessoal e lançadores de foguetes de reposição para recarregar no campo de batalha.
  • Mi-24 Tamam HMOSP - Atualizado em Israel.
  • Mi-24M - Modelo atualizado Mi-24.
  • Mi-24VM - versão Mi-24V com aviônica atualizada para melhorar o funcionamento noturno, novo equipamento de comunicações, as asas mais curtas e mais leves, e sistema de armamento atualizado de mísseis Ataka, Shturm, Igla-V e canhões automáticos calibre 23mm. Além das mudanças internas para aumentar a vida útil do helicóptero e de fácil manutenção. Espera-se que o Mi-24VM sejam utilizados até 2015.
  • Mi-24VN (Hind-E) - versão de ataque Noturno com base em um Mi-24V na configuração Etapa 1 Mi-24VM.
  • Mi-24PM — Versão atualizada do Mi-24P que emprega a mesma tecnologia do Mi-24VM.
  • Mi-24PN - Revisão da câmera de televisão e uma câmera FLIR na cúpula do nariz, asas e as lâminas utilizadas na hélice principal do Mi-28 e trem de pouso fixo, em vez de retráctil. É o principal helicóptero de ataque russo, planejado como padrão para a sua frota, que recebeu 14 Mi-24PN em 2004.
  • Mi-24PS - Revisão para a polícia ou das Forças Especiais, equipado com uma câmera FLIR, perseguidor de farol, sistema de som PA e âncoras para soltar a corda.
  • I-24E - versão de pesquisa ambiental, também conhecido como Mi-24 de amostragem ecológica.
  • Mi-25 - versão de exportação do Mi-24D.
  • Mi-35 (Hind-F) - versão de exportação do Mi-24V.
  • Mi-35U - versão de treinamento desarmado de Mi-35.
  • Mi-35P - Exportação versão do Mi-24P motor TV3-117m, velocidade máxima 330 km / h, chegando a aprox. 500 km, teto de serviço de 5.700 m. Sua principal arma é um canhão duplo GSH-30K de 30 mm. montado à direita da fuselagem, com 750 projeteis. Além disso pode levar canhões UPK-23-250, 23 mm., S-5 foguetes de 57 mm., S-8, 80, S-13 122 e S-24B 240 milímetros.
  • Mi-35M (Mi-35M1) - versão de Ataque norturno para exportação, está equipado com aviônicos ocidentais e sensores.
  • Mi-35M2 - Versão atualizada do Mi-35M.
  • Mi-353 - versão Mi-24VM para exportação.
  • Mi-24 SuperHind Mk.II -. Versão atualizada com aviônicos ocidentais, produzida pela empresa sul-Africana Tecnologias Avançadas e Engenharia (ATE)
Orthographic projection of the Mil Mi-24.
  • Mi-24 SuperHind Mk.III / IV - Ampla atualização operacional original do Mi-24, incluindo armas, aviônicos e contramedidas.
  • Mi-24 SuperHind Mk.V - A última versão do "SuperHind" com o nariz completamente redesenhado e cabine de transportes aberta.
  • Os primeiros modelos do Mi-28 - Inicialmente, um Mi-24 de produção precoce (provavelmente um Hind-A, com asas retiradas) foi equipado com uma sonda para medir a velocidade do ar como um primeiro teste para a tecnologia de Mi-28 . Mais tarde, alguns helicópteros Mi-24D eram equipados com o radome do Mi-28 para testar as capacidades conjuntamente de pontaria, pilotagem e navegação, enquanto os outros estavam redesenhando a fuselagem para se parecer com o futuro de Mi-28, mas cabines arredondados.
Historia de combate
O helicóptero foi usado extensivamente durante a invasão soviética do Afeganistão, principalmente para o bombardeamento de combatentes Mujahideen. O helicóptero estava prestes a ganhar a guerra no Afeganistão por destruir os grupos de guerrilha sem sofrer danos, por ser blindado contra armas leves.
Os EUA forneceram mísseis guiados por calor Stinger aos mujahideen e Taleban, e os Mi-8 e Mi-24 foram os alvos favoritos dos guerrileros. Mas apesar de tudo, o Mi-24 provou ser muito eficaz, ganhando o respeito de ambos, os pilotos soviéticos e mesmo os mujahedin, que rapidamente se dispersaram quando viram foguetes de luz que indicavam a designação do alvo. O taleban apelidou o Mi-24 como o "Carro do Diabo" e eles dizem "não temos medo dos soviéticos. Tememos seus helicópteros"
A Força Aérea Sandinista (FAS) usou estes dispositivos extensivamente na Nicarágua durante os anos de luta contra a guerrilha dos "contras", financiados pelos EUA com o dinheiro da venda de armas para o Irã do Aiatolá Khomeini, ordenado por Ronald Reagan.
O Mi-24 foi usado pelo exército iraquiano durante a longa guerra travada contra o vizinho Irã. Suas armas pesadas foram um fator-chave para o enfraquecimento das forças terrestres iranianas. Esta guerra teve as únicas batalhas de helicópteros na história do ar, onde o Mi-24 iraquianos combatíam contra os iraniano SeaCobras AH-1J (fornecido pelos Estados Unidos antes da revolução iraniana). Durante a primeira guerra da Chechênia e no patrulhamento da república russa da Chechênia, os Mi-24 foram utilizados por forças armadas russas. Como no Afeganistão, no entanto, o Mi-24 são vulneráveis e dezenas foram derrubados ou cairam durante várias operações militares. Uma causa contributiva destes conflitos foi a má manutenção dada a estes helicópteros e a seu envelhecimento.
 
Mi-35
Utilizada em muitas guerras na África: Congo, Costa do Marfim, Libéria, Angola, Eritreia, Sudão.
Na Guerra de Cenepa, o conflito militar entre o Peru e o Equador, a força aérea peruana utilizou com sucesso os seus helicópteros Mi-25 para romper as linhas inimigas e locais, chegando a perder um por conta da artilharia anti-aérea equatoriana.
Problemas
O tamanho e o peso relativamente altos da fuselagem limitam a resistência e capacidade de manobra. nos giros fechados a alta velocidade pode se tornar instável (isso foi observado durante os testes em 1969 e não foi-se capaz de eliminar completamente). Para combater esta vulnerabilidade russos usam o helicóptero em pares ou em grupos maiores, tornando os ataques cuidadosamente coordenados para causar danos em áreas simultaneamente. Outro ponto fraco é a possibilidade de que o rotor principal golpeie a cauda durante as manobras violentas. Seu elevado peso a ser carregado também pode limitar sua eficácia como um helicóptero de combate. Alguns soldados dizem que com uma carga pesada, o Hind precisa decolar como um avião e não pode subir na vertical.

Usuários

O Afeganistão passou a possuí-los a partir da doação soviética ao governo pró-socialista, em 1979. A Alemanha herdou 51 da Alemanha Oriental, que depois revendeu para a Hungria, Polônia e EUA. O governo Lula comprou 12 deles em 2008, como parte do programa de reequipamento das Forças Armadas - assim o Brasil passou a possuir esse helicóptero de ataque em abril de 2010. O Peru comprou 10 em 2010. O presidente Hugo Chaves comprou 12 deles da versão com visão noturna para a força aérea venezuelana.
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fonte: wikipedia

2 comentários:

  1. muito bom,pena que esse blog quase nao e atualizado.

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  2. olá realmente o blog esta meio "paradão" por falta de tempo dos editores nas ferias de final do ano voltaremos com muitas matérias exclusivas

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